FORD INTEGRA APELO À UNIÃO EUROPEIA PARA QUE SE ATINJA OS 100% DE VENDAS DE VEÍCULOS TOTALMENTE ELÉTRICOS ATÉ 2035

A Ford Europa, em conjunto com 27 empresas aderiram a um apelo à União Europeia (UE), visando que todos os automóveis de passageiros e veículos comerciais novos vendidos na Europa a partir de 2035 tenham emissões zero e para que se estabeleçam metas obrigatórias em termos de infraestruturas de carregamento.
O apelo reforça o fato de que é imperativa a remoção das estradas de veículos a motor movidos por combustíveis fósseis, para que a Europa consiga atingir o seu objetivo de emissões líquidas zero até 2050, ajudando, assim, a evitar os piores impactos das alterações climáticas nas pessoas e no planeta. A petição inclui a implementação de legislação que estabeleça normas e um calendário claro a ser seguido pela indústria e pelos fornecedores, a fim de assegurar a transição para veículos elétricos.
“Na Ford, na Europa, acreditamos que a liberdade de movimentos caminha lado a lado com o cuidado para com o nosso planeta e de uns com os outros”, afirmou Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. “É por isso que estamos apontando para que todos os veículos Ford tenham emissões zero até 2035. Para conseguir isso, os políticos da EU que decidem, devem também eles, estabelecer metas nacionais obrigatórias para uma infraestrutura de carregamento elétrico simples e linear que vá ao encontro da crescente procura por veículos elétricos”.
Para coincidir com este apelo, Rowley irá integrar a European Car Climate Summit (Convenção Europeia do Clima do Setor Automobilístico), evento organizado pelo grupo Transport and Environment e que será realizada no dia 18 de maio, como membro do painel que irá discutir o momento certo para que as empresas, os trabalhadores e os consumidores adiram ao conceito 100% elétrico.
Os membros da UE encontram-se, neste momento, decidindo as novas regras para veículos limpos, na sequência de uma proposta da Comissão Europeia - suportada pelas empresas signatárias do apelo - para que, a partir de 2035, apenas possam ser comercializados automóveis de passageiros e veículos comerciais novos com emissões zero. O Parlamento Europeu e os governos da UE irão definir as suas posições em junho, prevendo-se que a lei final possa ser aprovada no outono.
Para a Ford Europa, a estrada rumo aos veículos com emissões zero está sendo pavimentada por uma nova geração de sete veículos, entre automóveis de passageiros e veículos comerciais, 100% elétricos e 100% conectados, que irão chegar à Europa até 2024. Liderando o processo estão o Mustang Mach-E, modelo que no ano passado alcançou a máxima classificação de segurança da Euro NCAP e ambiental da Green NCAP, e a E-Transit, que recebeu o Gold Award da Euro NCAP pelos seus avançados sistemas de assistência ao condutor.
‘European Sustainability Digest 2022’ da Ford
A Ford está empenhada em cuidar do ambiente e em garantir que as gerações futuras vivam num mundo sustentável. Ao longo dos últimos doze meses, a Ford Europa apresentou um conjunto de iniciativas que visam dar uma contribuição positiva para um futuro mais sustentável, destacados no relatório ‘European Sustainability Digest 2022’ (‘Resumo de Sustentabilidade na Europa 2022’).
Este relatório resumo é um dos documentos de suporte do ‘Integrated Sustainability and Financial Report’ (‘Relatório de Sustentabilidade e Financeiro Integrado’) da Ford e detalha os passos significativos que a Ford está dando para direcionar a neutralidade carbônica através da sua pegada europeia de instalações, de logística e de fornecedores, em implementação até 2035. No início do presente ano, a Ford publicou o seu primeiro ‘Human Rights Report’ (‘Relatório de Direitos Humanos’). Esta seção integrante do ‘Sustainability Report’ (‘Relatório de Sustentabilidade’) examina a forma da fonte de onde provêm os materiais, onde são fabricados os produtos Ford e como são medidas as normas laborais da empresa.
Toda a eletricidade que abastece as instalações fabris da empresa na Europa já é 100% renovável. A produção prevista de veículos elétricos em Colônia, na Alemanha, deverá alcançar os 1.2 milhões de veículos num período de seis anos, com um investimento total de dois bilhões de dólares, ajudando a trazer um maior número de veículos elétricos até os clientes na Europa.
A BlueOval Charging Network (Rede de Carregamento BlueOval) da Ford conta com mais de 300.000 pontos de carregamento na Europa, sendo que para apoio aos colaboradores da Ford serão adicionadas, até 2023, mil estações de carregamento nas instalações da empresa na Europa. A empresa também se orgulha de integrar a RouteZero, coligação global que trabalha para alcançar 100% de veículos de passageiros e comerciais 100% elétricos a nível global, até 2040.
Para melhorar a sustentabilidade na cadeia de abastecimento, a Ford Europa assinou recentemente duas iniciativas fundamentais que visam estabelecer normas industriais para a partilha de dados entre parceiros e a avaliação da sustentabilidade dos locais de produção.
Juntamente com o seu braço filantrópico Ford Fund, a Ford fez mais de 74.4 milhões de dólares em contribuições de caridade visando fomentar a igualdade e para proporcionar mais capacidades a comunidades com elevadas carências e sub-representadas de todo o mundo.