FORD MINDFULNESS CAR CONCEPT: UMA VITRINE DE TECNOLOGIAS DE CONFORTO

Embora os fabricantes tenham se esforçado em implantar soluções de mobilidade compartilhada, os novos tempos que enfrentamos com a crise sanitária que afeta todo o mundo, significaram um importante retrocesso nessa estratégia, pois os clientes têm apostado mais do que nunca em um carro próprio.
O conceito apresentado pela Ford no Salão de Munich 2021 foi concebido nessa direção, dando especial atenção a um ambiente interior seguro, livre de patógenos e bactérias, e com um arsenal de soluções para tornar a vida a bordo mais relaxada. Baseado em um Ford Kuga, um dos SUVs mais vendidos da marca do oval azul, o Mindfulness Car Concept mostra interessantes dispositivos do futuro pensando em como tornar as viagens menos estressantes e mais agradáveis.
O protótipo conta com um purgador do sistema de climatização automático, que purifica o ambiente antes de que os passageiros acessem o habitáculo, incluindo também um poderoso filtro que elimina o pó, odores, alérgenos e partículas do tamanho das bactérias. Além disso, diodos de luz ultravioleta eliminam os vírus e germes que se depositam nos dispositivos móveis e nas telas, tornando o interior mais seguro e higiênico.
A Ford também trabalhou com a iluminação ambiental e o climatizador, fundindo ambos para responder aos diferentes estados de ânimo com uma atmosfera mais relaxada. Por exemplo, o climatizador automático pode soprar ar de uma forma mais suave após a intervenção dos assistentes de segurança, e inclusive também pode adaptar a iluminação a uma situação mais relaxada ajustando, ao mesmo tempo, a inclinação dos encostos dos bancos.
Os especialistas da marca de Dearborn também trataram especialmente do sistema de som ‘B&O Beosonic’ com listas de reprodução personalizadas que se adaptam à situação do tráfego, desde mais ativas a mais relaxantes que também podem ser adaptadas aos estados de ânimo. Além disso, os alto-falantes foram integrados nos apoios de cabeça dos bancos dianteiros, garantindo uma transmissão de som mais próxima, e ao mesmo tempo envolvente graças também às unidades colocadas no teto.