FORD MUSTANG CARROLL SHELBY CENTENNIAL EDITION: UM MONSTRO DE 760 CV PARA CELEBRAR O CENTENÁRIO DO ICÔNICO PILOTO E EMPRESÁRIO

A Shelby American está celebrando o que teria sido o 100º aniversário do seu fundador, Carroll Shelby. Infelizmente, o empresário faleceu em 2012, embora isso não tenha impedido de vermos um selvagem Ford Mustang de edição limitada em homenagem ao seu criador. Batizado como Mustang Carroll Shelby Centennial Edition, o modelo se baseia no Ford Mustang GT 2023.
A produção será limitada a 100 unidades e converter um Mustang de série neste monstro custa quase 50.000 dólares. A conversão está programada para ter início no segundo trimestre do ano. Junto com o carro, os clientes receberão um livro comemorativo do centenário de Shelby, assim como um chapéu Stetson preto e uma lembrança da equipe Shelby.
Disponível como coupe e como conversível, apresenta uma grade com a marca Shelby, arcos de roda dianteiros estendidos e um aerofólio traseiro considerável. O modelo também exibe um capô ventilado, rockers agressivos, grafismos especiais e rodas de alumínio forjado de 20 polegadas com um acabamento preto acetinado. Exteriormente, é no mínimo sinistro.
Antes de entrar no habitáculo, os usuários são recebidos pelas soleiras das portas com a assinatura de Shelby. Já no interior, surgem bancos de couro preto com costuras brancas em contraste e o logotipo da Centennial Edition nos apoios de cabeça. Também não faltam uma placa numerada no painel e tapetes que exibem a assinatura de Carroll Shelby.
Debaixo do capô do Mustang Carroll Shelby Centennial Edition encontra-se o motor V8 de 5.0 litros do Mustang. No entanto, este foi equipado com um sobrealimentador e um sistema de escape cat-back assinado pela Borla. Graças às modificações, a potência se eleva à 760 cv. O bloco pode ser acoplado à transmissão manual de 6 velocidades ou à caixa automática de 10 relações.
A nível técnico, a Edição Centennial vem equipada com um novo radiador, assim como com amortecedores e barras estabilizadoras de alto desempenho. A cereja do bolo no eixo dianteiro são as pinças de freio Brembo. Como destaca Vince LaViolette, da Shelby American, é um “automóvel bem equilibrado que é muito mais que uma simples melhoria de potência”.