FORD MUSTANG GT GEN3 SUPERCAR 2023: MAIS DE 600 CV PARA AS CORRIDAS
A sétima geração do mítico Ford Mustang, que foi apresentado no mês passado no Salão de Detroit, incluindo duas versões de circuito, estreia agora uma versão de competição para a Austrália, o chamado Ford Mustang GT Gen3 Supercar 2023.
Trata-se de um monstro de corridas baseado no famoso pony car, neste caso desenvolvido para competir no campeonato australiano de supercarros, ou seja, o Australian Supercars Championship 2023.
Este Ford Mustang GT Gen3 Supercar é a primeira versão de corridas da sétima geração do Mustang, portanto, a primeira vez que vemos o modelo vestido de competição. E a verdade é que parece magnífico.
O modelo está baseado na versão de rua do modelo americano, com uma carroceria que se assemelha à do S650 de série, e o motor é o mesmo V8 Coyote, mas ajustado para competição pela Ford Performance, e neste caso com a cilindrada elevada até os 5.4 litros, entre outras coisas.
O bloco 5.4 V8 oferece neste carro de corridas uma potência de mais de 610 cv, assim como um torque máximo superior a 650 Nm, que é enviado somente para as rodas traseiras, através de uma transmissão sequencial Xtrac P1293 de 6 velocidades, com aletas no volante e em disposição transaxle.
O Mustang Gen3 Supercar foi construído pela Dick Johnson Racing, em colaboração com a Ford Performance, e será o próprio Dick Johnson que estará pela primeira vez ao volante desta fera, concretamente nos 1.000 km de Bathurst, uma corrida de resistência que é celebrada no famoso circuito de Mount Panorama, na Austrália.
Posteriormente, o Gen3 Supercar fará sua estreia na temporada 2023 do citado campeonato australiano, embora ainda não haja uma data concreta anunciada, talvez porque o calendário ainda não tenha sido definido.
De qualquer forma, sabemos que muitos outros Mustang de competição estão a caminho, desde versões para NASCAR e NHRA Factory X, até as versões GT3 e GT4 que competirão em todo o mundo, incluindo as 24 Horas de Le Mans 2024, onde o Mustang GT3 voltará após décadas de ausência.