FORD MUSTANG MACH 1 BY AMERICAN COLLECTOR SPECIALTIES: UM RESTOMOD COM UM MOTOR V8 428 ESTÁ À VENDA
O Ford Mustang Mach 1 original fabricado entre 1968 e 1978 não só é uma das versões mais valiosas do Ford Mustang clássico (primeira e segunda gerações), como também um dos muscle cars mais brutais da época dourada do automobilismo americano.
Este modelo nasceu originalmente como um ‘performance package’ opcional para as versões V8 do Mustang para o model-year 1969 e seu sucesso foi tal que se manteve no catálogo do modelo nada menos que 10 anos, até o final da década de 70. Esta denominação voltou a ser usada brevemente entre 2003 e 2004, durante a menos conhecida quarta geração do modelo, embora recentemente tenha voltado a ser resgatada para batizar a versão mais potente e radical da linha aspirada do Ford Mustang atual.
Este impressionante exemplar de cor preto foi preparado em 2014 pelos especialistas da American Collector Specialties com elementos de chassi da Detroit Speed e da JRI. Embora respeite em grande parte o aspecto original do modelo, também conta com alguns toques modernos, por isso que esta peça é qualificada de estilo restomod. Entre os elementos novos surgem as rodas de grande diâmetro (curiosamente similares às que monta o Mach 1 atual) com largos pneus de perfil baixo, mas também há uma entrada de ar superior elaborada em fibra de carbono.
Embora a estética respeite a configuração original, a verdade é que debaixo da carroceria existe um modelo muito diferente, pois seus criadores utilizaram materiais e elementos de alto desempenho. Encontramos novos sub-chassis de alumínio para acomodar um esquema de suspensão mais moderno que também conta com novos discos de freio assinados pela Wilwood e de grande tamanho. Debaixo do capô se esconde um enorme motor V8 Cobra 427 de 7.0 litros, cuja potência não foi anunciada, mas que podemos supor que se encontra muito acima dos 500 cv.
No interior surge um habitáculo modernizado com materiais de primeira qualidade e, curiosamente, os bancos dianteiros são de um Porsche 911 da geração 997. Todo o interior está revestido com couro preto e conta com alguns elementos de estilo racing, como a alavanca de câmbio cromada com manete esférica preta e os pedais de alumínio.