FORD MUSTANG SHELBY GT350 CONTARÁ TAMBÉM COM TRANSMISSÃO AUTOMÁTCA EM 2018
As edições especiais de alto desempenho do Ford Mustang são inúmeras nos Estados Unidos. Uma das mais espetaculares é o Mustang Shelby GT350 que recebeu recentemente uma renovação para deixá-lo em dia com novas cores e a introdução de um pacote denominado ‘Track Package’, totalmente de série, para melhorar sua dinâmica.
Até agora, o Shelby GT350 só é oferecido com o motor V8 de 5.2 litros com aspiração natural que desenvolve uma potência específica superior aos 100 cv por litro, algo que não se vê todos os dias em um modelo sem sobrealimentação. No total, são 526 cv enviados ao eixo traseiro, uma verdadeira barbaridade. Essa versão sempre foi comercializada exclusivamente com transmissão manual, mas parece que isso mudará muito em breve.
Com a transmissão manual de seis velocidades, o Shelby GT350 é um carro muito rápido, capaz de encarar alguns superesportivos, principalmente quando chegam as curvas. Sua regulagem é muito diferente de um Ford Mustang convencional, buscando a máxima eficácia em circuito. O potente motor 5.2 de oito cilindros em V poderá ser associado a uma transmissão de dupla embreagem a partir de 2018, embora se desconheça ainda se contará com seis ou sete velocidades, como no Ford GT.
Se isso realmente acontecer, a marca não introduzirá uma transmissão de dupla embreagem com uma configuração focada no conforto e na suavidade de funcionamento do conjunto, mas muito pelo contrário. Como se trata de um carro de alta esportividade será lógico uma gestão de transmissão com vários modos de condução, portanto, mais focada na rápida mudança de marchas e permitindo que o motor gire na ‘zona boa’ do tacômetro. Assim, teoricamente deverá ser mais rápido e eficiente em circuito.
De qualquer forma, é mais do que provável que o Shelby GT350 mantenha también a transmissão manual, oferecendo-se a de dupla embreagem de forma opcional.