FORD MUSTANG STATION WAGON: A CURIOSA HISTÓRIA DE QUANDO A MARCA QUIS CRIAR UMA VERSÃO PERUA DO SEU COUPE ESPORTIVO

Dentro da história do Mustang, existem alguns protótipos pouco conhecidos e um deles é o Ford Mustang Station Wagon, que foi apresentado em 1965 como possível modelo 1966 e que teve um curioso sucesso em sua apresentação.
Tudo começou quando a Ford, vendo o grande sucesso do novo Mustang, quis rapidamente capturar diversos setores do mercado com o mesmo modelo, buscando criar diversas versões, como o sedan e a station wagon, da qual foram construídos unicamente dois modelos funcionais.
O modelo, como podemos supor, foi controvertido desde a sua apresentação. Os assistentes o classificavam como um veículo bastante útil, um carro que poderiam comprar e tê-lo na garagem para as viagens com a família, mas a crítica não foi verdadeiramente dócil com este modelo, é que para muitos era pouco compreensível naquela época que um modelo esportivo se convertesse em uma perua.
Isso rapidamente levou o fabricante a livrar-se da ideia de lançar este veículo à produção e ele ficou guardado nos anais da história unicamente como um protótipo a mais que nunca veria a luz, mas as pessoas que haviam gostado do modelo não ficariam de braços cruzados.
O curioso é que pouco depois de descartar o modelo, os mesmos clientes começaram a modificar seus Ford Mustang para convertê-los em Station Wagons, estendendo o chassi e removendo o teto original para montar o de modelos como o Ford Pinto Wagon, ou construindo artesanalmente as peças para um acabamento único.
Claramente o sucesso do Mustang Station Wagon extrapolou a alguns clientes, mas a marca nunca encontrou um mercado suficientemente amplo para considerar mais uma vez o lançamento deste modelo como uma possibilidade. O Station Wagon morreu no esquecimento da marca, embora o protótipo deste modelo esteja por aí, em algum canto escuro de algum armazém da Ford Motor Company.
Desde então e até este ano 2020 se manteve firme na ideia de que o Mustang deveria ser sempre um modelo coupe de quatro lugares projetado para a velocidade, embora a recente chegada do Mach-E, o primeiro SUV da família Mustang, sem dúvida tenha mudado as regras, e em breve saberemos se foi o melhor.