FORD PERDERÁ SUA AUTONOMIA NA ÍNDIA EM FAVOR DA MAHINDRA

Há algum tempo já ecoamos uma série de informações que apontavam na direção de que a Ford deixaria de ser uma marca independente na Índia. O fabricante americano estava estudando a possibilidade de trabalhar conjuntamente com a Mahindra no citado mercado através de uma joint-venture onde, e aqui estaria a chave, não teria a maioria das ações.
O tempo deu razão àquelas informações. A Ford criará uma joint-venture com a Mahindra através de um investimento de 275 milhões de dólares para continuar com suas operações no mercado indiano. Desta nova joint-venture a Mahindra contará com 51% das ações, enquanto que os 49% restantes ficarão com a Ford. A marca do oval azul transferirá suas operações na Índia a esta empresa conjunta, incluindo seu pessoal e plantas de montagem localizadas em Chennai e Sanand.
Os serviços comerciais, assim como os Ford Credit e Ford Smart Mobility também passarão a estar debaixo do guarda-chuvas desta nova empresa da qual a Mahindra será a proprietária. Enquanto a Ford hoje conta com somente 3% de participação de mercado na Índia, a Mahindra prevê que esta joint-venture eleve essa porcentagem até os 14%.
Como parte deste novo acordo de colaboração estará incluído o desenvolvimento de três novos SUVs da Ford. Também é sabido que ambas as marcas vêm trabalhando no desenvolvimento de um carro elétrico acessível que será comercializado na Índia com o emblema do oval azul. Este modelo utilizará uma plataforma da Ford e um powertrain de origem Mahindra. Na época, a Mahindra havia deixado claro que não haverá uma marca conjunta, cada empresa continuará vendendo seus automóveis através de sua própria rede de distribuidores na Índia.
Desta maneira, a Ford continua fechando importantes acordos a nível global. É bem sabido da aliança que o fabricante americano formalizou recentemente com o Grupo Volkswagen para o lançamento de novas pick-ups, veículos comerciais e carros elétricos baseados na plataforma MEB. James Hackett, CEO da Ford, assegurou que estes acordos são fundamentais para a redução de custos.
A Ford foi um dos primeiros grandes fabricantes de automóveis que chegou à Índia. A marca desembarcou neste mercado no ano de 1995 e desde então tem lutado para melhorar seus resultados de vendas e aumentar sua participação de mercado.