FORD PERFORMANCE APRESENTA O MUSTANG DARK HORSE R: CRIADO PARA VENCER NAS PISTAS
A Ford Performance apresenta o novo Mustang Dark Horse R, oferecendo aos entusiastas mais exigentes dos circuitos um veículo de corridas pronto para competir na nova série de corridas, a Mustang Challenge, apenas para o Mustang Dark Horse R e aprovada pela Associação Internacional de Esportes a Motor (IMSA, por suas siglas em inglês).
O Mustang Dark Horse R propulsionado por um novo motor Coyote V8 de 5.0 litros de quarta geração, se converte no terceiro derivado de corridas baseado no Dark Horse que será apresentado neste verão no hemisfério norte, unindo-se aos Mustang GT3 e Mustang GT4.
“O Mustang Dark Horse R chega para fechar a brecha entre os Mustang Dark Horse, e os Mustang GT3 e GT4”, disse Mark Rushbrool, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Desde o início, os Mustang correram, inclusive ganhando o Tour de France de 1964. O Dark Horse R oferece aos nossos apaixonados clientes não só um carro de corridas acessível, mas também uma série de corridas para competir com outros entusiastas do Mustang”.
Mustang Dark Horse R pronto para os circuitos
O Ford Mustang Dark Horse se uniu à tropa como o Mustang V8 de 5.0 litros com maior capacidade para pistas e permitido para as ruas. O Dark Horse R se converte em uma extensão natural das capacidades que encontramos em cada um dos Dark Horse.
“O Mustang Dark Horse R foi desenvolvido tendo em mente os entusiastas das corridas de Mustang”, disse Jim Owens, Gerente de Marca do Ford Mustang. “A Ford Performance se apoiou em inúmeras áreas de experiência desenvolvidas ao longo de todos estes anos competindo com o Mustang e aperfeiçoou um pacote agressivo, mas acessível para que os clientes possam desfrutar”.
O Dark Horse R foi projetado unicamente para o uso em circuitos, mas compartilha muitos componentes com a versão para estrada, o que inclui uma carroceria proveniente da Planta de Montagem de Flat Rock, um motor V8 de 5.0 litros com 500 ou mais cavalos de força, transmissão manual Tremec 3160, diferencial de deslizamento limitado Torsen com uma relação de transmissão final de 3.73 e as pinças e discos aerodinâmicos Brembo do freio traseiro, além do que, foi melhorado com uma ampla gama de elementos focados na pista.
Exterior - Ganchos para reboque dianteiros e traseiros - Pontos de apoio reforçados - Aros de amarração debaixo da carroceria | Chassi - Jaula de segurança - Amortecedores Multimatic DSSV - Placas de cambagem dianteiras ajustáveis - Barras estabilizadoras ajustáveis - Soldas por costura |
Interior - Banco de corridas Recaro FIA - Volante de liberação rápida Sparco - Cintos de corridas Sparco FIA - Sistema de extinção de incêndios Sparco FIA - Redes de segurança Safecraft FIA - Teclado do condutor e controles de botões - Sistema de visualização e registro de dados MoTeC - Célula de combustível | Freios/Rodas - ABS de alto desempenho - Pinças dianteiras de corrida Brembo - Discos dianteiros de corrida Brembo - Pastilhas de corridas Brembo - Dutos de refrigeração de freios de corrida - Rodas formadas por fluxo Ford Performance Parts R1 (19” x 10.5” frente, 19” x 11” atrás) - Pneus de corrida slick Michelin de 19” feito na medida para Mustang Challenge (é vendido separado) - Parafuso MSI e porcas abertas |
Powertrain - Sistema de óleo melhorado - Sistema de refrigeração da transmissão melhorado - Refrigeração do diferencial melhorado - Sistema de escape de corridas Borla - Cárter de óleo Ford Performance |
Mustang Challenge brinda os entusiastas com um lugar para correr
O Mustang Dark Horse R nasceu para competir na nova série de corridas criada para uma só marca, a Mustang Challenge.
A série Mustang Challenge começará em 2024 com um calendário de 10 a 12 corridas junto com uma combinação de cinco ou seis finais de semana de corridas de carros esportivos norte-americanos que está para ser anunciada. Todos os carros competirão com slicks de corridas desenvolvidos especificamente para a Mustang Challenge pelo parceiro da série, a Michelin.
“Os proprietários de um Mustang Dark Horse R terão a oportunidade de correr e testar suas habilidades de condução com outros fãs do Mustang em uma das pistas mais incríveis do mundo”, mencionou Rushbrook.
Cada etapa da série aprovada pela IMSA, que será administrada pela Ford Performance Racing School, conta com duas sessões de prática, uma sessão de qualificação e duas corridas de velocidade. Para recompensar os pilotos mais hábeis, haverá premiação em dinheiro para os primeiros classificados em cada corrida, assim como para o campeão geral da série ao final da temporada.
“A nova série Mustang Challenge é uma integração perfeita para nossa família IMSA e somos gratos aos nossos parceiros da Ford há muitos anos, por confiar em nós para sermos o organismo que aprove esta nova e espetacular plataforma”, disse John Doonan, Presidente da IMSA. “Quando eu era criança e ia aos circuitos de corridas, lembro o som dos Mustang de corridas e sua potência V8, de modo que imaginar uma pista completamente cheia de Dark Horse R entrando na curva 1 pela primeira vez em um final de semana de corridas da IMSA trará uma grande quantidade de lembranças e será muito inspirador”.
O Mustang Dark Horse R estará disponível nos Estados Unidos para o início da temporada 2024 do Mustang Challenge.