FORD PREPARA UM MINI MUSTANG MACH-E COM PLATAFORMA DA VOLKSWAGEN PARA 2023

A Ford leva a sério a eletrificação. Há poucos dias anunciou que a partir de 2030 só venderá veículos elétricos na Europa, e para isso reformará sua fábrica de Colônia, na Alemanha, onde atualmente é produzido o Fiesta. O modelo que passará a rodar nesta nova linha de montagem será um SUV compacto com espírito de Mustang e plataforma da Volkswagen.
De acordo com os britânicos da AutoExpress, este modelo será o irmão menor do Mustang Mach-E e o terceiro membro da família Mustang, com tudo o que implica em termos de design. Será um SUV de dimensões similares ao Ford Puma, que aproveitará a arquitetura MEB do Grupo Volkswagen, após o acordo firmado entre ambos os fabricantes há um par de anos.
Em declarações anteriores, um porta-voz da Ford assegurou que a marca não tinha a intenção de lançar um Mustang elétrico sobre uma plataforma da Volkswagen, no entanto, os britânicos citam Murat Gueler, chefe de design da Ford na Europa, que mencionou estar animado com o que aporta a inspiração do Mustang em um veículo elétrico e que já haviam falado de uma expansão para uma classe de família.
O mini Mustang Mach-E será destinado, em princípio, somente para o mercado europeu. Tudo indica que utilizará a mesma configuração do Volkswagen ID.3, ou seja, opção a motores de 148 a 207 cv e baterias com capacidade entre 45 e 77 kWh. Sua autonomia, portanto, deverá rondar entre 400 e 560 km, segundo a versão escolhida.
Seu lançamento acontecerá dentro de 2 anos. Nessa mesma fábrica será produzido um segundo modelo elétrico para a Europa, do qual ainda não há muitos detalhes, mas deverá utilizar a mesma arquitetura MEB do Grupo Volkswagen.
A chegada destes dois modelos e a adaptação das instalações de Colônia para produzir unicamente veículos elétricos coloca sobre as cordas o futuro do Fiesta. Alguns apontam que sua produção será transferida para a Espanha, no entanto, na fábrica espanhola de Valencia também se fala de uma possível inversão para veículos elétricos.