FORD RANGER ESTREIA NOS ESTADOS UNIDOS, INCLUINDO A VERSÃO RAPTOR COM 410 CV
No final de 2021, a Ford revelou e lançou a quinta geração de sua pick-up de tamanho médio na Europa e no início de 2022 em outros mercados. Agora, o fabricante a introduz também nos Estados Unidos, com uma interessante versão Raptor de grande potência.
Esta nova pick-up da Ford é muito similar à versão global, tanto por fora como por dentro, embora debaixo do capô as coisas sejam bem diferentes. De fato, a Ranger Raptor para os Estados Unidos utiliza o mesmo motor 3.0 V6 EcoBoost com duplo turbo compressor que as outras versões, mas com uma potência muito maior.
Embora a Ranger Raptor que é vendida em outros mercados se conforme com 292 cv do seu motor 3.0 V6 EcoBoost, na América do Norte a Ford injetou uma dose extra de força bruta no mesmo bloco, conseguindo uma potência de 410 cv e um torque máximo de 583 Nm, ou seja, 118 cv e 92 Nm adicionais, o que não é nada mal.
O motor surge acoplado de série à conhecida transmissão automática SelectShift de 10 velocidades da marca, com conversor de torque, que é a única que é oferecida na linha Ranger para os Estados Unidos.
O resto do catálogo é composto pelo 2.3 EcoBoost de 4 cilindros, com 273 cv de potência e 310 Nm de torque máximo, e mais adiante, no segundo semestre, se somará o 2.7 litros V6 EcoBoost de 320 cv e 400 Nm, que compartilha com sua irmã maior, a F-150, e com o Ford Bronco.
Claro, a Raptor está equipada com um avançado sistema de tração nas quatro rodas, com distribuição de torque e diferenciais de controle eletrônico com bloqueios. As rodas de 17 polegadas estão calçadas com pneus off-road BFGoodrich KO3, dentro de arcos de roda alargados e ventilados. Como opção há rodas antiderrapantes tipo ‘beadlock’, também de 17 polegadas.
Os modos de condução selecionáveis são Normal, Tow/Haul para carga e reboque, Sport, Slippery, Off-Road, Rock Crawl e Baja. Em função do escolhido, o desempenho dos amortecedores Fox ‘Live Valve Internal Bypass’ muda, assim como o rendimento do motor e da transmissão, a calibração do ABS, o controle de tração, a direção e a resposta do acelerador.
A nova Ranger estará disponível nos Estados Unidos em quatro acabamentos, denominados XL, XLT, Lariat e Raptor. O XL conta com uma grade preta com barra e molduras pretas, enquanto a XLT e a Lariat se distinguem por detalhes cinzas. A Ford oferece os dois acabamentos com a terceira opção de molduras cromadas. As rodas de 17 polegadas são de série na XL e na XLT, e aumentam para 18 polegadas na Ranger Lariat.
Os pedidos das Ranger e Ranger Raptor 2024 serão abertos nos Estados Unidos no final deste mês de maio e já se conhecem seus preços: o modelo básico XL começa em 34.160 dólares, enquanto que a Raptor parte de 56.960 dólares.