FORD RANGER TREMOR: PRONTA PARA A AVENTURA

Os engenheiros da Ford já estão trabalhando em uma nova geração desta pick-up global que foi tão bem recebida, a Ranger. Mas é claro que antes de substituir o modelo atual, a marca de Dearborn quer agradar os seus clientes com uma versão especial destinada a um uso off-road mais intenso. Na realidade, trata-se de um pacote opcional denominado Tremor que é direcionado aos clientes mais aventureiros.
Disponível nos acabamentos XLT e Lariat com configuração SuperCrew 4x4, o Ford Ranger Tremor não incorpora mudanças estéticas importantes, já que se diferencia unicamente por pequenos detalhes como, por exemplo, uma grade frontal modificada, dois ganchos de reboque para a parte traseira e gráficos específicos nos tons vermelho e preto. A pick-up também conta com placas de proteção para as partes baixas e rodas de 17 polegadas específicas que são inspiradas no Ranger Raptor.
Elas estão calçadas com pneus robustos pensados para a condução off-road, especificamente os Continental General Grabber A/TX de 32 polegadas, que aumentam a distância livre do solo até os 24.6 centímetros, ou seja, 2 cm a mais que no Ranger SuperCrew 4x4 standard. Para compensar esta maior altura, a marca introduziu estribos com um desenho inovador que ajudam na hora de acessar o habitáculo.
Com relação ao interior, a pick-up distingue-se por contar com bancos específicos, costuras brancas e uma série de detalhes no tom preto, sem esquecer dos botões situados na parte superior do painel com seis interruptores. Eles têm como objetivo controlar a energia de meia dúzia de acessórios que podem ser acoplados à Ranger Tremor, como guinchos, luzes auxiliares e compressores de ar, por exemplo.
As habilidades off-road da pick-up americana melhoraram ainda mais graças à presença de amortecedores monotubo Fox 2.0, especialmente ajustados para a ocasião. Graças à sua presença, o curso da suspensão no eixo dianteiro aumenta para 16.5 cm, e 20.5 cm no eixo traseiro. Também aparecem batentes hidráulicos, molas dianteiras otimizadas e feixes de molas traseiros que permitem um maior curso da roda, sem falar das barras estabilizadoras que diminuíram sua rigidez para melhorar a comodidade da Ranger em terrenos longe do asfalto.
A Ranger Tremor conta com capacidades off-road melhoradas, já que seus ângulos mudaram ligeiramente, sendo o de entrada o mais destacado com 30.9 graus, enquanto que o ventral é de 25.5 graus e o de saída de 24.2 graus. Isso se traduz em uma melhoria com relação à Ranger SuperCrew 4x4 de 2.2, 0.1 e 2.7 respectivamente.
O encarregado de dar vida à esta pick-up é o conhecido propulsor turbo alimentado de 4 cilindros e 2.3 litros que pode ser encontrado em outros produtos da Ford como, por exemplo, no Focus ST. Trata-se de uma mecânica EcoBoost que desenvolve 270 cv de potência e um torque máximo de 420 Nm, surgindo acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades que se apoia em um sistema de tração total com bloqueio eletrônico do diferencial traseiro.
A Ranger Tremor oferece aos proprietários a oportunidade de selecionar entre 4 modos de condução através do sistema Trail Control. A marca também ajustou o sistema de controle de tração para conseguir uma maior motricidade em terrenos difíceis, como o cascalho. Além disso, a pick-up conta com uma capacidade de carga útil de 650 quilos e pode rebocar até 3.400 kg.
O preço do pacote Tremor nos Estados Unidos é de 4.290 dólares. A planta encarregada de sua fabricação será a localizada em Wayne, Michigan, e as primeiras unidades estarão disponíveis no primeiro trimestre do próximo ano.