FORD REGISTRA O NOME DE MUITOS DE SEUS CLÁSSICOS PARA A EUROPA, AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA

Em uma época em que a nostalgia está na moda, o movimento realizado pela Ford nos últimos dias chega a ser interessante: acaba de registrar o nome de vários de seus carros clássicos nos escritórios de patentes da Europa, Austrália e Nova Zelândia.
Nos três mercados a solicitação foi feita no último dia 23 de dezembro, e em todos os casos trata-se das mesmas cinco denominações: Ford Capri, Ford Cortina, Ford Escort, Ford Granada e Ford Orion.
Os registros são para “veículos a motor terrestres, suas partes e acessórios” o que abre muitas possibilidades, embora não confirme nenhuma. Poderia ser um movimento para criar peças e acessórios para estes modelos clássicos, ou indica que a marca do oval azul está pensando em trazê-los de volta, seja como carros a combustão ou reconvertidos em elétricos, como parece estar tão na moda.
É muito cedo para especular a respeito e tampouco podemos descartar o fato de que também poderá ser a marca renovando nomes comerciais para assegurar-se do controle dos mesmos para que nenhum outro fabricante possa solicitar seu uso por não estarem registrados.
Na verdade, é possível que há alguns meses Murat Gueler, Diretor de Design da Ford Europa, tenha dito a chave, assinalando que diante de um mercado cada vez mais concorrido, a Ford pode aportar algo que muitos novos fabricantes carecem: história.
“Há muitos produtos que vêm da China que são muito competitivos e os coreanos também já são com bonitos designs e tecnologia sólida, de modo que a pergunta para fabricantes como a Ford é ‘como você se posiciona’? Creio que temos o ativo único de ter nomes do passado que podemos aproveitar para emocionar com nossos produtos e contar histórias que nenhuma outra marca pode contar”, concluiu Gueler.