FORD REGISTRA PATENTE DE UM VEÍCULO POLICIAL DE PERSEGUIÇÃO TOTALMENTE AUTÔNOMO

O programa de condução autônoma da Ford não deixa de gerar notícias graças às muitas e diversas patentes que tem apresentado nos últimos tempos. Apesar de trabalhar quase em silêncio, sem divulgar nenhum avanço, essa divisão já gerou um bom número de patentes nos últimos dois anos, algumas delas muito curiosas.
Nessa ocasião, foi divulgada uma solicitação de patente do ano de 2016 e que não foi publicada pela USPTO (o escritório de patentes americano) até agora, na qual se descreve um novo veículo policial dotado de um sistema de condução autônoma completo (nível 5), que pode prescindir completamente do condutor.
A patente, a qual um esboço pode ser visto abaixo, em si não mostra nenhum detalhe sobre o veículo, mas trata de descrever os procedimentos que este pode realizar e o sistema de comunicação do mesmo com a rede com a qual opera.
Esse veículo sem condutor poderá estar em movimento e monitorar constantemente tudo o que acontece ao seu redor e no caso de que outro veículo cometa uma infração, o veículo policial autônomo poderá expedir a correspondente multa. Da mesma maneira, o veículo poderá perseguir veículos em fuga ou que estejam ultrapassando os limites de velocidade.
De acordo com a patente, o veículo poderá estar inclusive estacionado escondido aguardando, e quando a rede o avisar, poderá sair à caça dos infratores.
Não é necessário que o veículo policial esteja presente durante a infração. No caso de que alguém, por exemplo, ultrapasse um semáforo, se for registrado e identificado por câmeras, estas darão o aviso a uma central que ativará o veículo policial, passando este a localizar e perseguir o veículo infrator. O sistema em si é bem mais complexo que o próprio veículo policial sem condutor, que poderá ser de qualquer tipologia ou tamanho.