FORD REVELA UM ANTIGO PROJETO SECRETO DO MUSTANG COM MOTOR CENTRAL

Não sabemos como aconteceu esta descoberta, mas pelas declarações da Ford, ao que parece, estas misteriosas imagens surgiram em seus próprios arquivos. Aliás, eles não devem ser pequenos, pois teoricamente incluem todos e cada um dos modelos estudados e desenvolvidos pela marca ao longo de sua dilatada história. O que inclui as inúmeras opções descartadas de cada projeto aberto.
A única coisa que a marca de Dearborn sabe com certeza é exatamente aquilo que mostram as fotos, que foram tiradas no dia 2 de maio de 1966. Elas mostram um protótipo parcialmente explodido de um esportivo de tamanho compacto com o motor claramente situado atrás do habitáculo. Curiosamente, apesar de ser um chassi despido com somente alguns poucos elementos e muito poucos painéis da carroceria, o protótipo já monta o conjunto mecânico, mas é impossível precisar a quantidade exata de elementos ausentes.
Apesar de as imagens mostrarem inclusive um número de referência, a marca não se lembrava deste projeto, assim como atualmente desconhece completamente todos os seus detalhes. Quando estas quatro solitárias fotografias foram descobertas, os responsáveis pelo arquivo da Ford entraram em contato com alguns especialistas da marca e antigos funcionários da empresa. No entanto, até agora todos as suas tentativas foram infrutíferas.
De modo que após vários meses buscando respostas sem êxito, a empresa decidiu tornar públicas estas imagens com a intenção de pedir ajuda aos aficionados. Mas devido à idade do projeto, pode ser uma tarefa muito complexa. Todos aqueles que acreditam conhecer a história deste projeto podem entrar em contato com a empresa através do e-mail: ClubHub@Ford.com. Não disseram qual, mas há recompensa se a informação facilitada ajudar a esclarecer o mistério.
Até agora, a marca só tem as conjecturas de alguns especialistas, que apontam que este protótipo poderia estar relacionado com outros projetos conhecidos, ou seja, somente uma maquete com fins didáticos. O que parece certo é que não está relacionado com o Ford Mustang Roadster Concept, o primeiro modelo em que a empresa utilizou o nome Mustang e que foi apresentado em 1962. Aquele exemplar também era de pequeno tamanho, mas contava com um motor V4 fornecido pela Ford Europa e não dispunha dos painéis de carroceria deste exemplar, que contam com certa semelhança com os primeiros model/year do Mustang de primeira geração.
Embora alguns especialistas apontassem que este misterioso protótipo poderia ser um derivado da versão funcional daquele concept de 1962, uma espécie de mula de testes posterior, o próprio designer do Mustang original, Gale Halderman, descartou essa ideia. Alegando que este pequeno modelo de motor central foi criado muito antes do desenvolvimento do modelo de produção e que, portanto, não poderia contar com elementos do Mustang.