FORD SIERRA RS COSWORTH RS500 DE 1987 FOI VENDIDO NO REINO UNIDO POR VALOR RECORDE

Este Ford Sierra RS Cosworth RS500 de 1987 foi leiloado no final do mês passado pela Silverstone Auctions e conseguiu obter um incrível preço de 114.750 libras esterlinas. Provavelmente o preço mais alto alcançado por uma unidade desta série limitada e, portanto, também do Ford Sierra.
O preço estimado pelo pessoal da Silverstone Auctions era por volta de 90.000 libras esterlinas, mas finalmente o lance mais alto chegou em 114.750 libras esterlinas. Um valor dificilmente imaginável para um Ford Sierra de rua. Esse carro, no entanto, é bastante particular. Não só por ser um dos somente 500 fabricados para o Reino Unido, como uma evolução do Sierra RS Cosworth standard, mas porque após uma vida muito bem cuidada encontra-se em um estado impecável, e sobretudo original, além de contar com uma quilometragem muito baixa, pois marca só 17.000 quilômetros em seu hodômetro.
Esta é uma das versões de rua derivadas do Grupo A de Rallys, modelos não tão cotados como as versões Stradale dos modelos do Grupo B que estamos mais habituados a ver, e obtendo preços estratosféricos nesse tipo de evento. O preço obtido por este RS500 confirma o interesse que estão gerando esses modelos entre os colecionadores.
Dessa edição limitada criada no Reino Unido, foram fabricados 500 exemplares, quase todos eles na cor preta, como mostrado nas imagens, mas todos com o volante do lado direito, já que não eram destinados à exportação. Para sua fabricação foram utilizados 500 exemplares dos pouco mais de 5.500 Sierra RS Cosworth standard fabricados, que foram submetidos a uma considerável atualização mecânica.
Eles receberam as melhorias usadas na versão de competição do Sierra, como a injeção, o sistema de refrigeração e o turbo Garrett de maior tamanho. Isso permitiu que a potência passasse dos 206 cv originais para 227 cv.
Dessa maneira, o Sierra RS Cosworth RS500 era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 6,2 segundos, enquanto sua velocidade máxima atingia os 246 km/h. Além disso, foram incluídas novidades no exterior, como as novas entradas de ar para o motor no para-choque dianteiro e um enorme aerofólio traseiro tipo ‘rabo de baleia’, senha de identidade das versões RS Cosworth durante anos.