FORD SUBSTITUIRÁ O MONDEO, O S-MAX E O GALAXY COM UM NOVO CROSSOVER

Apesar de sua recente renovação, sabe-se que a continuidade do Ford Mondeo na Europa - e no resto dos mercados onde este modelo é comercializado - não irá além deste facelift. A Ford decidiu interromper determinados segmentos de veículos e apostará forte nos Crossovers, SUVs e Pick-ups. Se é uma decisão equivocada só o tempo dirá.
São tempos de mudança na Europa. Recentemente a Ford colocou um ponto final na produção do C-Max e do Grand C-Max. É um dos inúmeros passos que a marca dará em seu objetivo de reestruturar a linha europeia. Em um futuro não muito distante, essa reestruturação irá um passo além, já que a Ford planeja substituir os Mondeo, S-Max e Galaxy por um novo modelo.
A Ford acredita que um único modelo pode ocupar o espaço que deixará o Mondeo, S-Max e Galaxy. Será um novo crossover do qual por enquanto se desconhece o nome e espera-se que chegue ao mercado no início do ano de 2021. Diferentemente de outros modelos criados especificamente para o mercado europeu, este novo crossover será vendido também nos Estados Unidos e outras regiões.
Apesar de que não será um veículo de nicho, a verdade é que a Ford coloca seu ponto de mira no Subaru Outback, que tem sido um modelo bem-sucedido desde o seu lançamento. Este novo modelo será fabricado sobre a plataforma C2, uma arquitetura realmente flexível que pode adaptar-se a uma ampla variedade de tipos de veículos. Lembrando que se trata da base do novo Ford Focus.
A linha mecânica do novo crossover da Ford será composta de uma seleção de motores a gasolina e diesel. A tecnologia ‘Mild Hybrid’ (MHEV) de 48 volts estará presente para reduzir os níveis de consumo e emissões. Será utilizada em um motor a gasolina, já que segundo fontes internas da marca, todos os motores diesel cumprem com a norma Euro 6d.
Como o objetivo é reduzir ao máximo possível os níveis de consumo, é muito provável que este novo modelo não esteja disponível em versão de tração total. Em seu lugar contará com algum sistema eletrônico que lhe permita adaptar-se ao tipo de terreno por onde circulará. A Ford tem em seu foco as famílias aventureiras que buscam desfrutar da natureza e habitualmente viajam.
Embora substitua três modelos, é muito provável que este crossover supere as vendas conjuntas do Mondeo, S-Max e Galaxy. Durante o último ano de 2018 foram vendidos na Europa um total de 50.000 unidades do Mondeo, 24.000 exemplares do S-Max e 12.000 do Galaxy.