FORD X-1000: O CARRO ‘SUPERSONICO’ QUE QUERIA ANTECIPAR O FUTURO
Como os americanos da década de 1950 imaginavam o futuro do automóvel? Um exemplo claro foi o Ford X-1000. Apresentado em 1957, este concept tinha o objetivo claro de mostrar ao público como seriam os próximos modelos da marca de Dearborn.
Uma verdadeira ‘surpresa’ em termos de estilo e soluções pensadas também para o habitáculo, com forte influência do mundo da aeronáutica. Ainda hoje, o carro parece realmente incrível.
Direto do mundo dos aviões
Como muitos modelos americanos da época, o design deste protótipo foi inspirado em aeronaves supersônicas. As referências ficam evidentes principalmente se olharmos o perfil do carro, com laterais aerodinâmicas, rodas carenadas e ‘barbatanas’ traseiras (que podiam ser recolhidas manualmente) que quase pareciam asas.
Este Ford foi concebido como um modelo versátil, capaz de alojar um motor dianteiro ou traseiro, dependendo das necessidades de engenharia. Além disso, quando apresentado nos salões de Detroit e Chicago, a empresa admitiu que influenciaria os modelos futuros.
Acessórios vintage
Na verdade, segundo a Ford, muitas das soluções concebidas para o X-1000 foram concebidas para produção em série. Entre elas, o concept contava com teto retrátil para transformar o veículo em conversível e assim facilitar o acesso a bordo.
A cabine tinha configuração de três lugares, com o condutor sentado na frente dos dois bancos traseiros.
Preste atenção aos acessórios da década de 1950 para os ocupantes traseiros: uma televisão, um fonógrafo em miniatura e uma barra horizontal colocada na altura do peito para melhorar a segurança em caso de acidente. Afinal, os cintos de segurança eram considerados ficção científica na época.
Infelizmente, o X-1000 não chegou a ver a luz do dia como carro de série e só foram reutilizados alguns comandos do painel entre todos os acessórios, que encontraram seu caminho nos modelos Ford de rua posteriores.