G-NIVA: O RESULTADO DA FUSÃO ENTRE UM MERCEDES-BENZ G CLASS COM UM LADA NIVA
O Mercedes-Benz G Class e o Lada 4x4 (também conhecido como Lada Niva) são dois modelos antagônicos. Por um lado, temos o todo-terreno da Mercedes-Benz que com sua última mudança de geração sofreu uma autêntica evolução a nível tecnológico. É um veículo mais conectado, seguro e avançado. E por outro lado, surge o incombustível modelo da Lada, um verdadeiro sobrevivente aos novos tempos que correm. Apesar de sua antiguidade, através de pequenas atualizações e melhorias em sua linha, permaneceu à venda.
Agora, interessante é o que acontece quando ambos os modelos se fundem. Um designer mostra o resultado: trata-se do G-Niva, um todo-terreno nascido fruto da combinação entre o Mercedes-Benz G Class com o Lada Niva. As recreações que aparecem nas imagens mostram como seria este pitoresco crossover que encantaria os amantes deste tipo de veículos.
Chama a atenção que o designer do G-Niva optou por um veículo de dimensões mais comedidas, distanciando-se do impressionante tamanho do modelo da Mercedes-Benz. Independentemente do ângulo que seja observado o exterior, encontraremos referências aos dois veículos que foram usados como base. Devemos prestar especial atenção à grade, grupos ópticos e as formas ampliadas dos arcos de roda.
Outra das chaves do design exterior do G-Niva é o seu teto, composto de dois painéis de vidro que podem ser desmontados manualmente para que se possa curtir uma condução a céu aberto e cabelos ao vento.
Com relação ao interior do G-Niva, somos envolvidos rapidamente por um ambiente retro-futurista, já que há um grande contraste entre diversos componentes. Por exemplo, basta dar uma olhada no volante e no quadro de instrumentos digital. A verdade é que o equipamento tecnológico é notável, mas devido ao desenho dos gráficos e a forma em que a informação é mostrada, transmite a sensação de tratar-se de um sistema multimídia próprio de um veículo antigo.
Outros detalhes do interior que merecem ser destacados são as saídas de ar quadradas e o módulo da climatização. Além disso, carece de uma alavanca de câmbios, já que o seletor de marchas está situado atrás do volante. Também vale a pena destacar as inserções de fibra de carbono e os estofamentos usados tanto nos bancos como em outras áreas do habitáculo.