GRUPO DAIMLER ANUNCIA A CONSTRUÇÃO DE UMA ‘GIGAFÁBRICA’ DE BATERIAS NA ALEMANHA

A Daimler, através da sua subsidiária Accumotive, deu hoje mais um passo visando sua ofensiva em modelos elétricos, anunciando oficialmente a construção de uma nova fábrica de baterias de íons de lítio, em Kamenz, na região de Berlin, na Alemanha.
O grupo alemão investirá 500 milhões de euros naquela que pretende ser uma das maiores e mais modernas fábricas de baterias na Europa, com o objetivo de rivalizar com a Tesla, que pretende replicar a sua ‘gigafábrica’ de baterias de Nevada na Europa.
A fábrica da Daimler servirá para os novos modelos elétricos do grupo (Mercedes-Benz e Smart) e para os painéis solares da Vivint Solar.
O analista da Bloomberg, Nikolas Soulopoulos, diz que “a queda dos custos das baterias e o aumento da sua densidade de energia, tornará os modelos elétricos mais baratos que os modelos a combustão em 2030”. Esse especialista no setor diz que os custos com as baterias de íons de lítio cairão 43% até 2021, o que fará com que os carros elétricos entrem no mercado generalista.
O governo alemão pretende ter 6 milhões de carros elétricos na estrada até 2030. De acordo com a BNEF, globalmente os híbridos plug-in poderão representar 21 milhões de unidades nas vendas de carros novos até 2030.