GUNTHER WERKS CRIA A RADICAL VERSÃO SPEEDSTER QUE A GERAÇÃO 993 NÃO CHEGOU A TER
A Gunther Werks é uma das oficinas artesanais especializadas em edições de estilo restomod mais reputadas do mercado. Embora até agora só tenham conseguido atenção midiática internacional graças a uma obra, ela foi suficientemente atraente para colocar este especialista americano localizado em Huntington Beach no mapa e, além disso, à altura de artesãos reputados como Singer e DP Motorsport.
A última obra deste especialista localizado na Califórnia é uma nova edição limitada baseada no Porsche 911 da geração 993 (1993-1998) dotada de grande personalidade e o estilo próprio desta empresa. Mas agora surge uma atraente versão conversível, em contraposição a um modelo anterior do especialista, o Gunther Werks Sport Touring, que só estava disponível com carroceria coupe.
O novo modelo recebe a denominação Gunther Werks 993 Speedster Remastered e como seu irmão de linha coupe também pode ser tomado como uma versão que não esteve disponível no catálogo da geração 993 do Porsche 911. Se o Sport Touring é uma espécie de versão GT3 RS, esta nova edição é basicamente uma versão Speedster, versões que nunca estiveram disponíveis durante essa geração do esportivo alemão.
O novo Gunther Werks 993 Speedster Remastered conta com uma larga carroceria que lembra as versões ‘Turbo Look’ da marca alemã, mas notavelmente mais larga que estas versões originais do 911. Também surgem elementos novos como um para-choque dianteiro muito mais moderno e agressivo, com novas entradas de ar e atraentes luzes laterais que supomos serem luzes de posição e intermitentes.
O atraente exterior se completa com rodas que imitam o desenho das antigas Fuchs, um difusor traseiro com dupla saída de escape no centro - como as versões GT3 - e um discreto, mas atrativo aerofólio tipo rabo de pato. Como todas as versões Speedster da marca alemã, o modelo conta com um para-brisa menor que o das versões Cabriolet e com uma moldura preta muito delgada, além de uma tampa específica para a parte traseira que inclui dois contrafortes como arcos anticapotamento.
Debaixo do capô traseiro encontra-se um motor de 6 cilindros flat preparado pela Rothsport Racing de 4.0 litros que entrega 441 cv e 454 Nm de torque máximo, cifras próximas às do Porsche 911 Turbo S da geração 993. A configuração mecânica se complementa com uma transmissão manual Getrag modificada procedente de um 911 desta geração.
Como é lógico, esta edição limitada conta com inúmeros elementos elaborados em fibra de carbono e dispõe de um peso notavelmente mais baixo que o das versões Cabriolet convencionais, mas o seu preço é consideravelmente mais alto. Foi anunciada uma produção limitada de somente 25 unidades a um preço base de 565.000 dólares e com uma data de entrega para início de 2022.