HÁ 20 ANOS UM NOVO BRONCO HAVIA SIDO DESENVOLVIDO EM SEGREDO, MAS FOI CANCELADO

Foi uma surpresa descobrir estas imagens recentemente publicadas pela marca de Dearborn. Ao que parece, ressuscitar o velho Ford Bronco era uma ideia que já estava há muito tempo dando voltas na cabeça de muitas pessoas dentro da marca, incluindo alguns de seus engenheiros e designers, que seduzidos pela ideia de lançar uma nova geração do todo-terreno, formaram um grupo secreto para desenvolver o modelo sem a aprovação prévia de seus superiores.
Este grupo recebeu o nome de Bronco Underground e era formado por um pequeno grupo de funcionários da empresa capitaneado por Moray Callum, atual Vice-presidente da Ford e irmão de Ian Callum, que era o responsável de design da Jaguar Land Rover até alguns meses atrás.
Não sabemos até que ponto esta equipe trabalhou em segredo nem quanta informação tinham ou não seus superiores imediatos, pois o comunicado da Ford não especifica. O que revela é que o projeto acabou sendo apresentado à cúpula diretiva, que deu luz verde, pelo menos inicialmente. O código do projeto era U260, um jogo de siglas cujo significado era: U de Utility, 2 pelo número de portas e 60 por ser o código da plataforma utilizada, a da Ford Ranger.
Tampouco temos datas mais concretas, mas segundo a informação da marca, este projeto foi concebido no início da década passada, um momento bastante complicado para a Ford Motor Company, que no final da década de 90 enfrentou o escândalo do Ford Explorer e seus pneus Firestone, que em determinadas circunstâncias poderiam chegar a fazer o SUV capotar durante um giro brusco. A chamada à revisão foi internacional e afetou centenas de milhares de exemplares, de modo que seus efeitos se estenderam durante os primeiros anos da década seguinte. Além disso, a Ford decidiu eliminar nessa época a Ford Ranger do seu catálogo americano. Estes foram alguns dos motivos que provocaram o cancelamento do projeto do novo Bronco pelos responsáveis da Ford.
As imagens divulgadas pela Ford revelam esboços e modelos em escala pertencentes às primeiras fases de projeto, o que sugere que, pelo menos naquele momento, o projeto não estava muito avançado. É curioso ver a enorme diferença que há entre o design desse projeto e o da nova geração do Bronco recém-apresentada. Estes modelos contam com designs muito diferentes, próprios de sua época, mas ambos compartilhando os traços básicos das primeiras gerações do Bronco. De modo que estamos diante de interpretações muito distintas de um novo Ford Bronco com estilo retro, inspiradas na primeira geração do modelo.