HISPANO-SUIZA CARMEN: MARCA ESPANHOLA MOSTRA A TECNOLOGIA ESCONDIDA DEBAIXO DE SUA CARROCERIA

Com seus dois motores elétricos que oferecem uma potência conjunta de 1.019 cv, uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, uma velocidade máxima de 250 km/h e uma autonomia de 400 km, o Hispano Suiza Carmen é um dos carros elétricos mais exóticos que existem atualmente, com um design neo-retro inspirado no Hispano Suiza H6C Dubonnet Xenia de 1938. Um modelo que assim como seus antepassados será realmente exclusivo, já que serão fabricados somente 19 exemplares que serão vendidos a um preço que rondará os 1.5 milhões de euros.
Agora a marca espanhola detalha parte da tecnologia que permite obter o desempenho mencionado. Em primeiro lugar destaca a utilização da fibra de carbono em diversos componentes, um material que permite reduzir o peso (sempre crítico nos elétricos devido ao peso da bateria) sem comprometer a rigidez.
Da mesma forma, o sistema de refrigeração, que é fundamental nos veículos elétricos, está equipado com bombas d’água de grande capacidade, isoladas com materiais e espumas específicas, de forma que o ruído gerado seja praticamente imperceptível. A isso se acrescentam radiadores com painel de alta eficiência que permitem reduzir o coeficiente aerodinâmico de resistência, já que o custo para extrair a potência dos diferentes componentes de um veículo elétrico gera bastante calor.
A plataforma do Hispano Suiza Carmen inclui mais de 200 sensores localizados por todo o veículo a fim de garantir o controle de todos os sistemas com a máxima eficiência energética.
Quanto à bateria, dispõe de um carregador integrado que permite realizar cargas sem necessidade de um externo. Além disso, graças a unidades de até 22 kW, o processo pode ser realizado em menos de quatro horas. Igualmente, para garantir a máxima segurança foram utilizados conectores de alta tensão compatíveis com voltagens de até 1.500 VDC, os quais são capazes de detectar qualquer incidência. Está incluído também um sistema que controla e monitora a temperatura a todo momento para garantir um rendimento estável de carga e descarga de maneira totalmente segura.
Outros componentes destacados são as pinças de freio de competição unidas a discos carbocerâmicos. Por último, ao contrário dos veículos com motor a combustão, o Hispano Suiza Carmen dispõe de um compressor do ar-condicionado gerenciado por um motor 100% elétrico.
Como comenta Joan Orus, CTO da Hispano Suiza “Com os conhecimentos adquiridos na Formula E, projetamos alguns variadores capazes de realizar um exaustivo controle elétrico de todo o sistema e assim regular a densidade de potência que chega aos motores. Hoje em dia, projetar com exatidão a programação eletrônica de um veículo 100% elétrico é uma realidade, por isso, somos capazes de oferecer um veículo ao gosto de nosso cliente consumidor com o máximo desempenho e eficiência”.