HOLDEN ELIMINARÁ AS LINHAS COMMODORE E ASTRA EM 2020
A Holden seguirá os passos da Buick e se tornará uma marca quase exclusiva de SUVs e pick-ups, pois acaba de confirmar que em 2020 eliminará as atuais linhas Commodore e Astra, que não eram mais que modelos da Opel remarcados e importados da Alemanha.
Pouca vida teve o Holden Commodore ZB. Embora os responsáveis da marca australiana repetissem constantemente durante seu lançamento que seria um sucessor à altura das gerações anteriores de tração traseira do modelo australiano, o Opel Insignia remarcado e importado da Alemanha torna-se a geração do sedan que menos tempo esteve no mercado.
Lançado comercialmente em 2018, o atual Holden Commodore de quinta geração deixará de ser comercializado em 2020, o que significará que estará com menos de 3 anos completos no mercado. A empresa também confirmou que nestes últimos meses a linha será reduzida, de modo que só restarão à venda algumas poucas versões.
A marca australiana confirmou que junto com o Commodore também desaparecerá do mercado o Holden Astra Hatch, a versão com emblemas Holden do Opel Astra K (quinta e atual geração), também fabricado na Alemanha.
O motivo alegado para o desaparecimento destes modelos é bem simples, seus baixos números de vendas, sobretudo no caso do Commodore, que até há poucos anos militava no segmento de mais êxito desse mercado, os ‘Large Family Cars’. No seu momento de auge, nesse segmento chegaram a ser vendidos mais de 217.000 unidades ao ano, como foi o caso de 1998, enquanto que em 2019 chegam apenas às 8.700 unidades. O último mês de novembro o Commodore mostrou seu mês de vendas mais baixo da história, com somente 309 unidades vendidas. O caso do Astra é muito similar, com uma queda de vendas por volta de 54% em relação a 2018.
No entanto e embora pareça mentira, não se trata de más notícias para a Holden, já que diante de cifras tão baixas encontramos os números do segmento SUV/crossover, que já somam mais de meio milhão de unidades ao ano na Austrália. No caso da Holden, as vendas deste tipo de modelos aumentaram 76% nos últimos tempos, de modo que não é surpresa que a marca prefira concentrar-se neste tipo de modelos.