HONDA CIVIC RS SURGE NO JAPÃO PARA SITUAR-SE ABAIXO DO TYPE R
O Salão de Tokyo, que foi celebrado na semana passada, ofereceu uma boa quantidade de novidades, especialmente de modelos esportivos de alto calibre, sejam de produção ou simplesmente na condição de concept. No entanto, também há espaço para propostas um pouco mais discretas como este novo Honda Civic, que encantará aqueles que buscam uma espécie de Type R em versão light, pois este modelo que aparece nas imagens exibe um estilo esportivo e elegante acompanhado de uma mecânica com a fantástica caixa manual do esportivo japonês, uma transmissão que na verdade não estava disponível até agora no Japão.
Apresentado com um acabamento completamente preto que na verdade não ajuda muito a ressaltar suas novas virtudes, surge uma carroceria que apresenta um para-choque dianteiro de novo design, entradas de ar laterais mais delgadas, rodas esportivas e os novos logotipos esportivos RS em tom vermelho. Agora, no demais não vemos grandes alterações. Nem os arcos de roda ampliados do Honda Type R, nem o seu grande aerofólio.
Entretanto, o que tornará este modelo realmente especial será a presença dessa transmissão manual, sobretudo em um mercado como o japonês, que até agora na linha standard do Civic tinha que se conformar com o CVT. Uma caixa manual de 6 velocidades que irá acompanhada de um motor ainda não confirmado, mas que se espera que seja o bloco a gasolina turbo alimentado de 1.5 litros. Embora não conte com o coração de 2.0 litros do Civic Type R, pelo menos a Honda confirmou que este modelo chegará com “mais melhorias para o prazer de condução”, de modo que poderemos contar com um chassi revisado com uma regulagem mais esportiva que o aproxime ao seu irmão maior.
Com estes ingredientes a coisa começa a ficar interessante, e sugere que a Honda estaria aplicando a mesma fórmula do Civic Si norte-americano em sua versão JDM, o que significaria contar com um carro com diferencial de deslizamento limitado, tecnologia de ajuste de rotações, molas mais rígidas, amortecedores revisados, barras estabilizadoras mais grossas, freios maiores e 202 cv de potência.