HONDA CIVIC TYPE R REVELA SUA CIFRA DE POTÊNCIA DEFINITIVA

A nova geração do Honda Civic Type R foi uma das novidades mais comentadas nos últimos meses, depois de um bom período de fotos flagrantes, rumores de todo tipo e vídeos de suas voltas rápidas.
É claro que o esportivo da Honda chegou com seu obrigatório aerofólio, sua suspensão rebaixada, suas adequadas modificações aerodinâmicas e a sempre presente tração dianteira, acompanhada de uma transmissão manual e o que foi apresentado como “o motor mais potente da história do modelo”.
Sim, mas quanto de potente? Em todos os momentos a empresa manteve-se em um silêncio total, deixando todos os entusiastas em dúvida, apesar de haver uma certeza de que os 320 cv da geração anterior haviam sido superados.
Agora, graças a um catálogo publicado em um foro dedicado precisamente ao hot hatch japonês, podemos dar uma resposta: o Honda Civic Type R 2023 terá 330 cv e 420 Nm de torque máximo, encarregados de mover os 1.430 kg de peso que anuncia o conjunto.
Isso significa um aumento de 10 cv em relação à geração anterior, que permitiu ao novo Type R bater o recorde de volta rápida (para modelos de tração dianteira) no circuito de Suzuka.
É claro que o lendário traçado de Nürburgring Nordschleife também está na alça de mira da marca japonesa. Um cenário onde o modelo japonês já demonstrou sua velocidade no passado.
O catálogo do Type R 2023 não só mostra os dados do motor, mas também declara as dimensões do modelo, também desconhecidas até a data: 4.59 metros de comprimento, 1.89 de largura, 1.40 de altura e uma distância entre os eixos de 2.74 metros. Maiores proporções, com apenas 14 kg a mais de peso.
Além disso, também há dados relativos ao desenvolvimento da transmissão manual, embora infelizmente ainda sejam desconhecidas a velocidade máxima e a aceleração de 0 a 100 km/h. Agora, certamente que serão melhores que os 272 km/h e 5.7 segundos da geração atual.