HONGQI E-HS9: O GRANDE SUV ELÉTRICO CHINÊS SEGUE DESBRAVANDO A EUROPA
Em alguns mercados europeus, como o italiano, o fabricante chinês FAW está tendo alguns contratempos com a joint-venture Silk-FAW, que criará o superesportivo S9. Algo que no resto da Europa não acontece, considerando o grande impulso que os chineses estão dando no Velho Continente.
Em relação aos modelos fabricados pelo gigante grupo automotivo asiático, a referência é o SUV elétrico E-HS9 da Hongqi, a marca de luxo da FAW, que, depois da Noruega, também aterrissou no mercado holandês.
O E-HS9 mede 5.20 metros de comprimento, 2.01 metros de largura e 1.73 metros de altura. Para se ter uma ideia, as proporções são muito similares às do BMW X7 e do Mercedes-Benz GLS, mas o estilo parece ter sido inspirado no do Rolls-Royce Cullinan.
De fato, o design quadrado e os intermináveis cromados lembram vagamente o SUV britânico, embora o Hongqi faça um uso maior dos ângulos e das inserções afiladas, especialmente na frente.
O crossover oriental está disponível em configurações de 6 ou 7 lugares e o habitáculo do E-HS9 transmite a sensação de grande amplitude e a tecnologia é de última geração.
O painel está dividido entre três telas separadas para o quadro de instrumentos, o sistema de infotainment e a visualização para os passageiros. Além disso, no centro, próximo da alavanca de câmbios, há uma tela adicional para controlar o climatizador.
Existem dois motores disponíveis, ambos associados à tração total. O nível de entrada é uma versão com uma bateria de 76.5 kWh de capacidade, dois motores que somam 436 cv e uma autonomia de 396 km.
Acima, a versão topo de linha tem uma bateria de 90 kWh e tração total elétrica, mediante dois motores, que lhe proporcionam uma potência máxima de 551 cv, com 465 quilômetros de autonomia e um tempo de 4.9 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h.
Ainda não foram anunciados os preços para a Holanda. Na Noruega, no entanto, começam em torno dos 65.000 euros, de modo que esse valor não deverá diferir muito no caso holandês.