HYUNDAI ELANTRA N TCR: O NOVO BÓLIDO DE COMPETIÇÃO DA MARCA COREANA

As atualidades do mundo automobilístico passam pelo Salão de Pequim, cenário que foi aproveitado pelos principais fabricantes asiáticos para mostrarem suas últimas novidades, sejam produtos orientados à via pública ou ao circuito. Dizemos isso porque a Hyundai desvendou o seu novo monstro de corridas: o Elantra N TCR, baseado no modelo de rua, mas com uma regulagem específica e uma imagem das mais agressivas.
Com este já são três os automóveis que a Hyundai oferece para as equipes corridas-cliente de todo o mundo, pois se soma aos i30 e Veloster N TCR. O motivo principal que levou a marca coreana desenvolver outro produto deste tipo é sua intenção de mostrar a esportividade de seus veículos, ao mesmo tempo que oferece carros de competição que são representativos de sua linha de produtos em vários países: “A incorporação garantirá a máxima relevância para os clientes de todo o mundo, com o novo automóvel destinado a equipes naqueles mercados onde se vende o modelo Elantra standard”.
A divisão responsável por este projeto foi o departamento de corridas-cliente da Hyundai Motorsport, que apresentou o carro depois dos duros primeiros três meses de testes, onde o carro já completou 5.000 quilômetros em diferentes circuitos europeus. Foi dado aos projetistas e engenheiros a tarefa de aproveitar ao máximo o chassi e a forma da carroceria do Elantra, otimizando o projeto e aplicando as lições aprendidas ao competir com o i30 N TCR e o Veloster N TCR.
No que diz respeito à estética, o Elantra N TCR adota um kit de carroceria dos mais agressivos que dá muita importância à aerodinâmica, como mostram seus para-choques, o espetacular aerofólio traseiro e os arcos de roda muito chamativos que se adaptam às bitolas alargadas do carro. Embora a Hyundai não tenha dito especificamente, estas soluções estéticas poderão servir para obter uma visão prévia do aspecto da versão de alto desempenho que a marca está preparando para a rua, ou seja, o Elantra N.
De acordo com os regulamentos da categoria, o Elantra N TCR conta com tração dianteira e está propulsionado por um motor turbo de 2.0 litros “derivado de um motor base completamente novo tomado da família de modelos de estrada da Hyundai”. O carro compartilha a mesma transmissão de 6 velocidades que os i30 e Veloster N TCR. A marca coreana continuará testando o automóvel nos próximos meses, e os primeiros exemplares serão entregues antes do final de 2020.