ISDERA COMMENDATORE GT: MARCA ALEMÃ RENASCE COM UM COUPE ELÉTRICO

Nesta edição do Salão de Pequim 2018 surgiu uma inesperada surpresa. A marca alemã Isdera voltou novamente à cena com a apresentação de um atrativo coupe elétrico com portas de asas de gaivota, que terá uma produção tão limitada que praticamente poderão ser consideradas como peças únicas.
Isdera é um pequeno fabricante artesanal alemão que foi fundado em 1969 na cidade de Hildesheim com a intenção de fabricar o estranho esportivo Isdera Imperator 108i, um tipo de superesportivo com inspiração e mecânica Mercedes-Benz criado por Eberhard Schulz, antigo engenheiro da marca da estrela. Após alguns poucos exemplares fabricados e já na década de 90, a Isdera apresentou seu modelo seguinte, um espetacular superesportivo denominado Isdera Commendatore 112i que também dispunha do motor Mercedes-Benz, mas que contava com vários elementos técnicos e de design da Porsche.
Após anos no silêncio, de repente esta semana surge em Pequim o emblema da Isdera, adornando um belo coupe de formas estilizadas e portas de asas de gaivota, mas com uma mecânica elétrica.
O novo modelo recebe o nome do seu antecessor, mas agora conta com o emblema GT e um estilo bem atual, e é claro, muito diferente dos modelos de formas dramáticas que o fabricante alemão apresentou anteriormente.
Por enquanto é muito complexo esclarecer onde se encontra realmente a gênese do projeto. Ainda não se sabe se alguma empresa chinesa ficou com os direitos da Isdera ou se ela ainda se encontra ativa e está associada com alguma empresa no mercado chinês. No Salão de Pequim foi anunciado o lançamento de novos modelos de tipologia SUV que serão fabricados e vendidos na China pela Weima, o sócio chinês da Isdera.
O novo Commendatore GT conta com um esquema elétrico composto por dois motores com uma potência de 400 cv, que são alimentados por um pack de baterias de 105 kWh o que lhe permite até 500 quilômetros de autonomia. Seu desempenho é bastante relevante, pois acelera de 0 a 100 km/h em 3.7 segundos, e se continuar acelerando alcança os 200 km/h em 9.8 segundos. Sua velocidade máxima está fixada em 250 km/h.
Mas o número mais chamativo deste surpreendente projeto é o da sua produção, pois serão fabricados somente 2 exemplares.