LAMBORGHINI APRESENTA O URUS SE NA ÍNDIA: O PRIMEIRO SUPER SUV HÍBRIDO PLUG-IN
A Automobili Lamborghini abre um novo capítulo em sua história com o lançamento na Índia do Urus SE, o primeiro Super SUV híbrido plug-in. Com um design inovador, aerodinâmica otimizada, tecnologia de bordo inédita e um powertrain híbrido de 800 cv, a versão PHEV (Veículo Elétrico Híbrido Plug-in) avança em relação ao Urus S em termos de conforto, desempenho, eficiência, emissões e prazer ao dirigir. Graças aos seus ‘dois corações’, térmico e elétrico, os valores de torque e potência são os mais altos de todos os tempos, garantindo ao SE um lugar único em sua categoria, além de ostentar uma redução de 80% nas emissões.
Uma experiência de condução incomparável
O Urus SE oferece uma experiência de condução inigualável também graças ao sistema híbrido plug-in, que ajuda a melhorar o desempenho e a dinâmica do veículo em qualquer superfície e em qualquer condição: mais torque e potência em qualquer rotação são fornecidos por meio de soluções técnicas inovadoras, como a introdução do sistema de vetorização de torque elétrico entre os dois eixos e o diferencial traseiro eletrônico.
O motor V8 4.0 biturbo foi revisado para funcionar em sinergia ideal com o powertrain elétrico. Ele desenvolve 620 cv de potência e 800 Nm de torque; a unidade de combustão é combinada com um powertrain elétrico que entrega 192 cv (141 kW) e 483 Nm de torque. Ao entregar a potência máxima, o foco principal foi na estratégia de calibração entre o motor a combustão interna (ICE) e o motor elétrico, alcançando uma potência total de 800 cv para garantir uma curva de potência ideal em todos os modos de condução e em todas as superfícies. Uma bateria de íons de lítio de 25.9 kWh está situada abaixo do piso de carga e acima do diferencial traseiro controlado eletronicamente.
O motor elétrico síncrono de ímã permanente localizado dentro da transmissão automática de 8 velocidades pode atuar como um impulso para o motor a combustão V8, mas também como um elemento de tração, tornando o Urus SE um veículo 4WD 100% elétrico, capaz de percorrer mais de 60 km no modo EV.
Estreando no Urus SE, o novo sistema de vetorização de torque elétrico longitudinal central com uma embreagem de múltiplas placas eletro-hidráulica distribui o torque de condução de forma variável e contínua entre os eixos dianteiro e traseiro. A caixa de transferência trabalha em sinergia com o novo diferencial de deslizamento limitado eletrônico instalado no eixo traseiro, dando ao veículo a possibilidade de sobresterço ‘on demand’, transmitindo a sensação de um autêntico superesportivo.
Ambos os sistemas são projetados e calibrados para se adequar ao melhor de qualquer condição de aderência e estilo de condução, proporcionando a máxima tração e agilidade, seja em pistas de corrida ou dunas do deserto, gelo ou terra.
Único em sua categoria, o Urus SE oferece maior torque e potência em qualquer rotação ou condição de condução. O sistema desenvolve uma potência total de 800 cv a 6.000 rpm e um torque total de 950 Nm, já disponível a 1.750 rpm e até 5.750 rpm, garantindo um desempenho incomparável em todos os ângulos. Isso também se deve à relação peso-potência ainda mais aprimorada: 3.13 kg/cv (em comparação com 3.3 no Urus S). O Urus SE acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3.4 segundos (Urus S: 3.5) e de 0 a 200 km/h em apenas 11.2 segundos (Urus S: 12.5), atingindo uma velocidade máxima de 312 km/h (Urus S: 305 km/h). Esses números fazem do SE o Urus mais poderoso de todos os tempos da marca e o carro de produção mais rápido no segmento, estabelecendo um novo padrão na categoria Super SUV.
Design e aerodinâmica
O Urus SE redefine os cânones estilísticos de um modelo que mudou os paradigmas do design de SUVs, ao mesmo tempo em que suas linhas foram atualizadas com o objetivo expresso de otimizar a eficiência aerodinâmica.
O design destaca a dinâmica da forma, acentuando a esportividade e a musculatura do veículo. A seção frontal apresenta um novo capô com design flutuante, onde a ausência da linha de corte dá uma sensação de continuidade e amplifica o estilo atlético do Urus SE, remetendo a certos novos conceitos de design introduzidos pelo Revuelto. Outros novos elementos incluem os conjuntos de faróis que apresentam tecnologia LED matrix, introduzindo uma nova assinatura de luz inspirada na cauda do touro da marca Lamborghini, juntamente com um para-choque redesenhado e grade frontal.
Na traseira, a tampa do compartimento de carga foi completamente redesenhada, introduzindo uma continuidade inspirada no Gallardo, que harmoniza as linhas conectando os conjuntos de luzes traseiras em ‘Y’ e o novo difusor traseiro, que confere ao veículo proporções ainda mais esportivas. Juntamente com o novo spoiler, o difusor aumenta a força descendente traseira em 35% em altas velocidades em comparação com o Urus S, melhorando ainda mais a estabilidade do veículo.
A eficiência aerodinâmica também é aprimorada por novas entradas de ar na parte inferior da carroceria e dutos de ar reformulados, que canalizam mais fluxo de ar para resfriar os componentes mecânicos e do motor: um aumento de 15% em relação ao Urus original. O novo design da seção frontal, combinado com a otimização da parte inferior aerodinâmica, também melhorou o gerenciamento dos fluxos de ar dedicados ao sistema de frenagem, com uma melhoria de 30% no resfriamento de ar em relação ao sistema anterior.
Interiores
O habitáculo foi atualizado para destacar o DNA de design característico da Lamborghini, com a sensação de ‘sentir-se como um piloto’, apresentando novas soluções em toda a seção frontal do painel e acentuando a sensação de leveza já introduzida no Revuelto.
Uma tela maior - agora de 12.3 polegadas - instalada no centro do painel de instrumentos, apresenta uma nova versão da Interface Homem-Máquina (HMI) que é ainda mais intuitiva de usar, com gráficos atualizados, consistentes com os do Revuelto. Os designers do Lamborghini Centro Stile também focaram no design das saídas de ar; nos elementos de acabamento em alumínio anodizado com a inconfundível forma em Y; e nos novos revestimentos do painel, bancos e painel de instrumentos. O painel de botões mecânicos oferece uma sensação mais táctil.
O condutor pode utilizar o cluster de instrumentos digitais de 12.3 polegadas e a já mencionada tela táctil de 12.3 polegadas, integrada ao centro do painel de instrumentos e ao coração do Sistema de Infotainment Lamborghini (LIS). Ele também inclui um sistema de telemetria dedicado para o SE e novos displays relacionados ao sistema de assistência à condução, que permitem uma melhor percepção do ambiente ao redor.
Personalização
O Urus SE oferece uma gama de opções de personalização inigualável em sua categoria. As rodas de liga leve foram atualizadas com a introdução das novas rodas Galanthus de 23 polegadas, calçadas de série com novos pneus Pirelli P Zero. Existem três P Zeros dedicados, de 21 a 23 polegadas, para atender aos diferentes requisitos dos clientes em termos de conforto e esportividade. Pneus Scorpion Winter 2 estão disponíveis para a temporada fria. Todos esses produtos apresentam a tecnologia Pirelli Elect, desenvolvida para aprimorar as características do primeiro Urus eletrificado.
A gama de cores também foi expandida, com mais de 100 opções de carroceria agora disponíveis, incluindo duas novas cores oferecidas no lançamento: Arancio Egon (laranja), em combinação com um interior em Arancio Apodis (laranja), e Bianco Sapphirus (branco) com interior em Terra Kedros (terracota). As opções de interior incluem uma variedade de 47 combinações de cores e quatro tipos de bordados (costura Q-citura), com o potencial adicional oferecido pelo programa Ad Personam, que permite aos proprietários transformar seu Urus SE em um verdadeiro modelo único.
Quatro personalidades diferentes
No centro do console, a unidade seletora ‘tamburo’ é usada para escolher os diferentes modos de condução. Graças à introdução do powertrain híbrido, os seis modos de condução do Urus são combinados com quatro novas Estratégias de Desempenho Elétrico (EPS), totalizando onze opções. Os modos Strada, Sport e Corsa (para uso em estrada e pista), e os modos Neve, Sabbia e Terra (para superfícies com aderência diferente do asfalto) agora são acompanhados pelas opções EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge.
O EV Drive permite que o condutor experimente e explore ao máximo o potencial elétrico. Especialmente desenvolvido e calibrado para a condução urbana, oferece mais de 60 km de autonomia elétrica, além de atingir uma velocidade máxima de mais de 130 km/h. Acima dessa velocidade, o motor V8 automaticamente apoia o motor elétrico, da mesma forma que se as demandas de torque excederem o máximo disponível do motor elétrico.
O modo Hybrid, que pode ser selecionado ao dirigir no modo Strada, oferece a máxima eficiência e conforto, junto com um equilíbrio ideal entre o motor a combustão e o motor elétrico, sendo, portanto, a opção mais versátil para a condução diária. O modo Recharge, que pode ser selecionado nos modos Strada, Sport, Corsa e Neve, recarrega até 80% da bateria enquanto mantém o desempenho ideal. A opção Performance é a experiência para aqueles que desejam apreciar todo o potencial do Urus SE não apenas nos modos Strada, Sport e Corsa, mas também em Sabbia e Terra, destacando as qualidades dinâmicas do Super SUV mesmo além do asfalto.
Dependendo do modo de condução selecionado, as molas pneumáticas do veículo ajustam a altura do solo, com variação que vai de 15 mm no modo Corsa até 75 mm quando o sistema de elevação é ativado. Os parâmetros que ajustam a direção, dirigibilidade e o som do V8 biturbo também são variáveis, refletidos na ‘personalidade’ do Urus SE.
Foi dada atenção especial à calibração do sistema de suspensão pneumática para destacar cada modo de condução. Para o modo Strada, o trabalho de desenvolvimento melhorou o já elevado nível de conforto do Urus S. O modo Sport injeta ainda mais diversão na condução, aprimorando as características da nova transmissão para facilitar o início e a continuação de derrapagens. No modo Corsa, o modo projetado expressamente para condução em pista, o Urus SE expressa todo o seu potencial dinâmico. Isso se deve em parte à ECU/eletrônica da suspensão, que controla os movimentos do chassi (inclinação, guinada, rolagem e bombeamento) para tornar o veículo extremamente estável e responsivo entre os limites de uma pista de corrida, bem como em superfícies difíceis e de baixa aderência, graças às barras estabilizadoras gerenciadas pelo sistema eletrônico de 48v. Os modos Neve, Sabbia e Terra foram todos otimizados para maximizar o curso das rodas e a consistência das forças no solo para a melhor tração em qualquer superfície.