LAMBORGHINI AVENTADOR: O FIM DE UMA ERA
Todas as coisas boas chegam ao fim. Depois de fabricar 11.465 unidades, a Lamborghini terminou a produção do Aventador. O último exemplar é um Ultimae Roadster com uma cor azul especial da divisão de personalização Ad Personam da marca. O destino do carro é a garagem de um cliente na Suíça.
Sem dúvida, o Aventador foi um grande êxito para a Lamborghini. Como amostra, o fabricante entregou mais unidades deste carro do que todos os seus modelos V12 anteriores juntos. De fato, superou o Murcielago em vendas depois de apenas cinco anos de produção.
Lembrando que 85% dos clientes aproveitaram as opções de personalização Ad Personam, o que permitiu que saíssem às ruas mais de 200 cores e acabamentos únicos. Portanto, como costuma-se dizer, não há dois Aventador iguais.
A Lamborghini apresentou o Aventador Coupe LP700-4 no Salão de Genebra de 2011. Contava com um motor V12 aspirado de 6.5 litros de desenvolvimento próprio com um ângulo de 60 graus entre as bancadas de cilindros. Esta versão inicial entregava 700 cv (por isso o número em seu nome) e 690 Nm.
Graças a essa impressionante mecânica, o superesportivo italiano acelerava de 0 a 100 km/h em apenas 2.9 segundos e registrava uma velocidade máxima de 350 km/h.
Lembrando que a Lamborghini utilizou o modelo como base de versões de pequena tirada, como o SVJ, que conquistou o recorde de Nürburgring Nordschleife entre os veículos de produção com uma volta em 6:44.97. Sem esquecer tampouco do Veneno, do Centenario, do Sian FKP 37 e do recente Countach LPI 800-4.
Mas é preciso olhar para o futuro e o substituto do Aventador já está em fase de testes. Em princípio, manterá o motor V12, embora conte com um apoio elétrico, mas teremos que esperar para saber de que tipo. A fabricação deste carro terá início em 2023.