LAMBORGHINI HURACÁN STERRATO: UMA PROPOSTA OFF-ROAD DE 610 CV
Há alguns dias, a Lamborghini mostrou as primeiras imagens de um dos modelos mais curiosos e chamativos de sua história, o Lamborghini Huracán Sterrato, e agora a marca italiana revelou todos os dados sobre esta versão off-road do seu superesportivo V10.
O projeto, nascido em 2019 com o protótipo Sterrato, torna-se agora realidade com 1.499 exemplares de produção, cuja fabricação terá início no próximo mês de fevereiro de 2023. Sem dúvida é um dos supercarros mais loucos já fabricados, que chega bem a tempo para enfrentar o Porsche 911 Dakar, outro esportivo convertido em ‘todo-terreno’.
Como já sabíamos, este novo Lamborghini Huracán Sterrato será o último modelo da marca de Sant’Agata Bolognese com um motor V10 puro, ou seja, sem eletrificação, já que a partir de agora todos os automóveis da casa contarão com uma parte elétrica em seus sistemas de propulsão.
Para dotar este supercarro de maiores capacidades fora do asfalto, a Lamborghini deu a ele um maior curso para a suspensão, incrementou a distância livre ao solo em 4.4 centímetros (em relação ao Huracán EVO no qual está baseado) e alargou também as bitolas dianteiras e traseiras em 3.0 e 3.4 centímetros, respectivamente.
A nível estético destacam-se os arcos de roda ampliados de tom preto e faróis LED auxiliares que aportam uma aparência ao estilo ‘Mad Max’ ao veículo, assim como proteções de alumínio para as partes inferiores e uma grande entrada de ar no teto. Além disso, o programa Lamborghini Ad Personam permitirá escolher entre mais de 350 cores de carroceria.
Por dentro destaca-se o estofamento Verde Sterrato de couro e Alcantara, que dá um toque de personalidade, assim como novidades em termos multimídia, como novos menus com informação off-road, elementos como uma bússola e um inclinômetro digital na instrumentação, um novo modo Rally para o sistema LDVI (Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata) e integração do Amazon Alexa e um sistema de telemetria.
O Huracán Sterrato conta com o mesmo motor V10 de 5.2 litros aspirado que o resto dos irmãos de linha, neste caso com 610 cv de potência e 560 Nm de torque máximo. De série surge acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem e 7 velocidades, assim como a uma tração total com diferencial autoblocante traseiro.
Em termos de desempenho, o Sterrato segue declarando uma tremenda aceleração de 0 a 100 km/h, de 3.4 segundos, embora onde mais se notem as modificações seja na velocidade máxima do modelo, que passa dos 326 km/h do EVO corrente aos 260 km/h que anuncia este Sterrato.
Grande parte de culpa é dos pneus todo-terreno Bridgestone Dueler AT002, do tipo run-flat e em medidas 235/40 R19 na dianteira e 285/40 R19 na traseira. De acordo com a Lamborghini, também foi modificada a calibragem dos modos de condução Strada e Sport e foram instalados freios carbocerâmicos com discos de 380 mm na frente e 356 mm atrás.