LAMBORGHINI MARZAL: O CARRO ‘DE VOLTA AO FUTURO’ ITALIANO

Pouca gente conhece o Lamborghini Marzal, um protótipo que a Lamborghini criou em 1967 e que deixou todo o mundo com a boca aberta na época. O objetivo da marca e de seu fundador, Ferruccio Lamborghini, era criar um esportivo com um interior amplo, luxuoso e agradável, com uma grande luminosidade interior e uma grande sensação de tranquilidade, algo totalmente oposto ao que oferecia o interior do Lamborghini Miura.
O design do Lamborghini Marzal ficou a cargo de Bertone e suas formas simplesmente alucinantes. A frente é afilada e a parte central do carro é totalmente envidraçada. As portas, o teto, um grande para-brisas, tudo era fabricado em vidro, proporcionando uma visibilidade interior espetacular com uma luminosidade e sensação de espaço muito interessante, um conceito novo. O interior contava com quatro bancos individuais, com um espaço surpreendente nos lugares traseiros, novidade em se tratando de um autêntico esportivo.
Debaixo do capô, o Lamborghini utilizava uma mecânica de seis cilindros, o único Lamborghini já produzido com este tipo de mecânica. Mas esse não foi o principal motivo para que o Lamborghini Marzal não chegasse à linha de produção. De acordo com Ferruccio Lamborghini, o principal motivo para descartar este espetacular concept foi ‘sui generis’: “As pernas das mulheres ficariam visíveis demais para todo o mundo e isso não se pode permitir". Desta forma o Marzal terminou servindo de inspiração para o Lamborghini Espada.