LAMBORGHINI REVUELTO: O PRIMEIRO HÍBRIDO PLUG-IN DE SANT’AGATA BOLOGNESE CHEGA COM 1.015 CV
A Lamborghini já vinha há algum tempo anunciando a despedida de um dos carros mais emblemáticos da última década, o Lamborghini Aventador. Com a produção encerrada, era o momento de introduzir um sucessor. No entanto, não poderia ser um carro qualquer, mas o primeiro hiperesportivo híbrido da história da empresa italiana. Este é o novo Lamborghini Revuelto, um supercarro com 1.015 cv de potência.
Este carro é especialmente importante para a marca italiana, como explica o seu CEO, Stephan Winkelmann, em um comunicado de imprensa: “O novo Revuelto é um marco na história da Lamborghini e um pilar importante em nossa estratégia de eletrificação”. Também é um veículo criado para “romper moldes”, capaz de combinar um “novo motor de 12 cilindros com tecnologia híbrida” que oferece “a emoção que os nossos clientes exigem com a necessidade de reduzir as emissões”.
Deste modo, o novo Revuelto se apresenta com os mais recentes avanços da Lamborghini, um carro que foi criado a partir do zero, começando pelo chassi e terminando pelo sistema de propulsão híbrido. Os engenheiros recorreram ao uso da fibra de carbono e materiais leves para sua construção, tanto estrutural como carroceria e interior, o que permitiu oferecer a melhor relação peso/potência da história da Lamborghini: 1.75 kg/cv.
Mas antes de falar de números, vejamos o seu design. Inspirado pelos icônicos superesportivos V12 da Lamborghini (Countach, Diablo e Murciélago), o Revuelto exibe uma forma de cunha com uma frente agressiva que integra os faróis nas entradas de ar e conta com luzes de circulação diurna em forma de ‘Y’. Um splitter de carbono, grandes entradas de ar laterais, um teto trabalhado aerodinamicamente e uma traseira com saídas de escape hexagonais, além de um difusor de carbono e um aerofólio ativo.
O conjunto descansa sobre rodas em dupla medida (20 e 21 polegadas ou 21 e 22 polegadas), e oferece elementos estilísticos inspirados em modelos como o Lamborghini Huracán EVO e o exclusivo Lamborghini Countach LPI 800-4. Graças ao vasto programa de personalização da marca, foram confeccionadas mais de 400 cores exteriores para a carroceria.
A base é um chassi monocasco de fibra de carbono junto a uma estrutura dianteira de fibra de carbono impregnada em resina (a primeira na indústria automotiva) e uma estrutura traseira de ligas de alumínio. O chassi é 10% mais leve que o do Aventador, enquanto o design exterior estudado a nível aerodinâmico permite oferecer uma carga aerodinâmica dianteira 33% superior à do Lamborghini Aventador Ultimae, e traseira 74% mais elevada.
O interior do Lamborghini Revuelto também foi trabalhado meticulosamente inspirando-se no mundo aeroespacial e da competição. Podemos encontrar diversos elementos de fibra de carbono exposta junto a um estofamento de couro combinado com o novo tecido Corsa-Tex de microfibra Dinamica. O resultado são 70 opções de cores para o habitáculo.
Por outro lado, o habitáculo foi projetado como um centro tecnológico de ponta. O condutor conta com um quadro de instrumentos digital de 12.3 polegadas e um volante inspirado no Lamborghini Essenza SCV12. No console central há uma tela táctil vertical de 8.4 polegadas para o sistema multimídia e o acompanhante tem sua própria tela de 9.1 polegadas integrada no painel.
O número de interruptores físicos foi reduzido e foi melhorado o espaço interno com 26 mm a mais de altura para a cabeça e 84 mm a mais de espaço para as pernas. Também há vários compartimentos porta-objetos e debaixo do capô frontal foi instalado um porta-malas para guardar até duas maletas de cabine.
Conta também com a mais recente tecnologia de bordo, como a navegação com informação do trânsito em tempo real, Amazon Alexa com comandos de voz e a funcionalidade What3Words, atualizações Over-the-Air para o sistema multimídia, as funções do aplicativo móvel Lamborghini Unica, e uma ampla bateria de sistemas de segurança e de assistência à condução (ADAS).
Conhecido como High Performance Electrified Vehicle (Veículo Eletrificado de Alta Performance), o Lamborghini Revuelto está equipado com um sistema de propulsão híbrido de novo desenvolvimento. Longe de renunciar a sua essência, a marca italiana conservou uma de suas joias, o motor V12 de aspiração natural e 6.5 litros.
O propulsor a gasolina L545 é de novo desenvolvimento. Oferece 825 cv de potência a 9.250 rpm e um torque de 725 Nm a 6.750 rpm. O bloco é 17 quilos (218 kg) mais leve que o motor V12 do Aventador e foi girado 180 graus em comparação à disposição da mecânica de seu antecessor. Além disso, tem a potência específica mais alta da história dos motores de 12 cilindros de Lamborghini: 128 cv/litro.
A isso devemos acrescentar que a Lamborghini integrou três motores elétricos. Duas destas unidades estão situadas no trem dianteiro e o terceiro propulsor se encontra na transmissão automática de dupla embreagem e oito velocidades. Enquanto o motor a gasolina envia a potência às rodas traseiras, os motores elétricos dianteiros contribuem para que o Revuelto tenha um sistema de tração total.
O resultado combinado da potência dos quatro motores é de 1.015 cv, com os quais pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2.5 segundos, de 0 a 200 km/h em 7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 350 km/h. Além disso, equipa uma bateria de íons de lítio de 3.8 kWh localizada no túnel central, que pode ser carregada em potências de até 7 kW em 30 minutos, ou utilizando a frenagem regenerativa das rodas dianteiras e do motor a gasolina, reduzindo o tempo de recarga a apenas 6 minutos.
Por outro lado, a nível dinâmico o Lamborghini Revuelto é um dos melhores carros já criados pela Automobili Lamborghini em seus 60 anos de história. Oferece um sistema elétrico de tração nas quatro rodas e uma mudança de pesos 44-56 entre o eixo dianteiro e o traseiro, respectivamente. Também foi equipado com pneus Bridgestone Potenza Sport projetados na medida, e um sistema de freios carbocerâmicos com discos de 410 mm e pinças de quatro pistões na dianteira, e de 390 mm com pinças de quatro pistões na traseira.
Os engenheiros da Lamborghini implementaram melhorias como um centro de gravidade mais baixo, maior rigidez nas barras estabilizadoras, redução da relação de direção e o sistema Lamborghini Dinamica Veicolo 2.0, uma tecnologia através da qual a vetorização elétrica do torque aumenta a agilidade e estabilidade em curvas distribuindo o torque de forma ótima em cada roda.
Por último, a Lamborghini criou três modos de condução específicos para o sistema de propulsão híbrido do Revuelto: Recharge, Hybrid e Performance. Estes se somam aos programas Città, Strada, Sport e Corsa, selecionáveis através de dois seletores situados no volante e oferecendo ao condutor a possibilidade de selecionar um total de 13 ajustes dinâmicos diferentes que afetam tanto o seu desempenho como a sua eficiência.