LAMBORGHINI SC63 LMDh: O NOVO HYPERCAR V8 PARA LE MANS
Depois de meses de teasers e adiantamentos, a Lamborghini finalmente revelou em Goodwood seu novo carro de competição, o hiperesportivo Lamborghini SC63 LMDh para Le Mans, que embora à primeira vista não tenha muitos traços dos modelos da marca de Sant’Agata Bolognese, exibe detalhes que o delatam.
Por exemplo, o tom Verde Mantis da carroceria, com uma faixa com as cores da bandeira italiana que recorre o carro da parte frontal até a traseira, que nos faz pensar que se trata de um Lamborghini, assim como as luzes com formato de ‘Y’, um traço dos recentes modelos da casa italiana.
O modelo está baseado em um chassi monocasco de carbono assinado pela Ligier, mas o projeto correu a cargo do Centro Stile da Lamborghini. Destaca-se o grande aerofólio posterior, as entradas de ar NACA estilo Countach e os arcos de roda tipo Revuelto, por exemplo.
A alma deste carro de corridas é um motor Lamborghini totalmente novo, criado especificamente para este programa de competição. Trata-se de um bloco de 3.8 litros V8 biturbo cujos turbos vão montados fora do V do próprio motor, para melhorar a refrigeração, a distribuição de pesos, e facilitar a manutenção.
Por enquanto a marca não anunciou a potência oferecida por este novo motor de 8 cilindros, mas de acordo com o regulamento desta categoria de hipercarros híbridos, o máximo permitido é de 680 cv. O sistema conta também com um motor elétrico que atua como gerador e uma bateria, com eletrônica Bosch, assim como uma transmissão comum a todos os LMDh.
A Lamborghini contará com dois exemplares do SC63, um para a temporada completa do mundial de resistência ou FIA World Endurance Championship 2024, e outro para eventos do IMSA no campeonato de resistência dos Estados Unidos. Ambos farão parte da equipe Iron Lynx, que já tem experiência com o Huracán GT3 Evo2 na IMSA e no GT World Challenge Europe.
Por enquanto o SC63 LMDh não está pronto, já que ainda está em fase de testes, e sua estreia acontecerá apenas na próxima temporada de 2024. Os pilotos escolhidos para estas equipes são os oficiais Mirko Bortolotti e Andrea Caldarelli, junto a Daniil Kvyat e Romain Grosjean, dois velhos conhecidos da Fórmula 1.
Este novo Lamborghini SC63 LMDh esteve presente no Goodwood Festival of Speed 2023 que encerrou hoje, de modo que todos os visitantes do evento puderam contemplar o novo monstro de corridas ao vivo, embora de forma estática.