LAMBORGHINI URUS CHEGARÁ EM 2018 COM UM MOTOR V8 E UM DESIGN RADICAL

O Urus é o Lamborghini mais esperado do que resta dessa década. O novo SUV da Lamborghini e segundo todo-terreno de sua história, depois do Lamborghini LM002, chegará em 2018 se os prazos forem cumpridos, o que por enquanto parece que sim.
Os rumores já começam a chegar, depois de meses de poucas notícias, mas não se sabe se esclarecem ou se deixam mais dúvidas. Alguns dizem que o Urus não será parecido com o concept, outros afirmam que o modelo de produção será quase um decalque. Em termos estéticos a aposta é que tenha linhas contundentes e com certo nível de inspiração no concept apresentado no Salão de Pequim 2012.
No início pensava-se que seria baseado esteticamente em seus irmãos de linha, o Lamborghini Huracán e o Lamborghini Aventador, mas em Sant'Agata Bolognese a única coisa que dizem é que o design poderá surpreender. Stefano Domenicali, CEO da Lamborghini, disse em uma entrevista que o Urus será um autêntico Lamborghini, e isso poderá ser percebido com facilidade até estando no volante com os olhos fechados. Também disse que o Urus poderá ter pequenas aptidões off-road, mas esclarece que será no asfalto onde o futuro SUV da Lamborghini será absolutamente imbatível.
Agora, de acordo com a imagem que acompanha a notícia, parece que surge a primeira mula de testes do Urus. Rowan Horncastle, editor da revista Top Gear, caçou um exemplar fortemente camuflado no aeroporto de Munich. Com exceção da fita adesiva sobre a grade, onde se lê ‘Lamborghini’, nada confirma que se trate do Urus. Tem até certa semelhança com os modelos da Audi, especialmente por suas linhas, o desenho interno dos faróis, os espelhos retrovisores e as rodas.
Em termos mecânicos os rumores também são muitos e variados. Primeiro se falou do motor V10 do Huracán, modificado para a ocasião. Mais tarde se falou de uma versão híbrida plug-in, ambas rondando os 600 cv. Agora se comenta que um motor V8 sobrealimentado de 4.0 litros tem grandes chances de equipar o SUV da Lamborghini e será o primeiro motor V8 da linha, surgindo acoplado a uma transmissão com conversor de torque. O pessoal da Lamborghini garante que é a única transmissão que permite os níveis de torque necessários para um veículo com essas características.
Mais para frente, o Lamborghini Urus poderá ter uma versão 100% elétrica, com a mecânica herdada diretamente do Audi Q6 e-tron Quattro Concept. O tempo dirá qual será finalmente o motor que alimentará o SUV italiano, mas parece que os 600 cv estão garantidos. Um rumor que já se tornou realidade é o que diz respeito sobre a produção do modelo: primeiro se falou que poderia ser fabricado na planta da Volkswagen na Eslováquia, mas agora já se sabe que será produzido na planta da Lamborghini em Sant'Agata Bolognese.
Com esse modelo a Lamborghini pretende dobrar sua produção: passarão das atuais 2.500 unidades anuais, para 5.500 exemplares quando o Urus for colocado à venda. Esses 3.000 exemplares adicionais ao ano terão alguns mercados prioritários: China, EUA, Oriente Médio, Alemanha e Reino Unido. A importância do Urus para Lamborghini é tanta, que inclusive o Ex-Primeiro Ministro da Itália, Matteo Renzi, anunciou vantagens fiscais de até 80 milhões de euros para que a produção ficasse na Itália.