LAMBORGHINI URUS JÁ TEM SUA CÓPIA 'MADE IN CHINA'

É raro uma marca europeia que não tenha sido objeto de cópia por parte dos fabricantes chineses. Um dos casos mais recentes foi o Land Wind X7, uma cópia muito vulgar do Range Rover Evoque, motivo pelo qual o fabricante britânico entrou na justiça, mas não teve um final nada feliz, já que a batalha legal foi vencida pela Land Wind.
O último modelo a ser vítima da cópia chinesa foi o exclusivo Lamborghini Urus. O SUV da marca italiana acaba de ter sua cópia lançada em forma de teaser com duas imagens pelo fabricante chinês Huansu Auto, uma marca do grupo BAIC que é especialmente dedicada à produção de modelos para clientes de ‘segunda e terceira categoria’, por isso que em grandes cidades como Pequim e Xangai é muito raro - quase impossível - cruzar com um modelo dessa marca pelas ruas.
Por enquanto esse novo modelo não tem um nome definido, mas não tardarão muito em fazê-lo, pois será apresentado oficialmente em junho. Salvo por pequenos detalhes nas formas das entradas de ar que se uniram às centrais através de nervuras e pelo deslocamento das luzes diurnas de LED para as entradas laterais, praticamente o design frontal é idêntico ao SUV italiano, incluindo as formas dos faróis e o capô.
Da mesma maneira, na vista lateral é muito similar. Para que não fosse uma cópia tão exata, o formato do respiro dos para-lamas variou seu desenho, mas o volume traseiro lembra um pouco mais o novo BMW X4 e o atual X6, um detalhe que o torna um pouco diferente. Pelo preço, as diferenças logicamente são enormes. Enquanto o Urus custa na China 3,13 milhões de yuans, a cópia custará entre 100.000 e 150.000 yuans, uma diferença exorbitante.
Estes dois preços representam as duas versões que estão planejadas pela marca chinesa. Se o Lamborghini conta com uma configuração interior de cinco lugares ou de 2+2, os chineses pretendem ‘diferenciar-se’, oferecendo a possibilidade de escolher entre um interior para cinco passageiros ou para sete, com uma terceira fila com dois assentos extras. O que não se sabe é se esta ‘diferenciação’ virá marcada por um alongamento da carroceria.
Na parte mecânica, a cópia do Urus será vendida com um motor de quatro cilindros a gasolina e um turbocompressor para gerar uma potência máxima de 150 cv, marcando uma diferença de 500 cv, o que significa quatro vezes mais ou menos, dependendo do modelo que estamos falando.