LAMBORGHINI URUS SCATENATO BY ABT SPORTSLINE: 810 CV DE POTÊNCIA E MUITA EXCLUSIVIDADE
A ABT Sportsline, o principal preparador de modelos do Grupo Volkswagen, está testando a sorte com a Lamborghini. Seu projeto atual é o ABT Urus Scatenato, que se traduz como ‘selvagem’ em italiano. Limitado a 99 unidades, o Urus Scatenato promete fazer jus ao seu nome, apostando em uma mescla de desempenho e exclusividade.
Assim como faz com os sedans, SUVs e peruas da Audi, a ABT parte da versão de alta performance do Lamborghini Urus, adiciona muito mais potência e realiza sutis melhorias de design. O Urus Performante é uma magnífica base, já que produz 666 cv a partir de um motor V8 biturbo de 4.0 litros. No entanto, de alguma maneira, a ABT oferece 144 cv adicionais utilizando sua tecnologia Power R.
Para ajudar a canalizar a potência adicional, a ABT aperfeiçoa a aerodinâmica do Urus Scatenato. O SUV esportivo recebe um defletor específico com um spoiler central na parte dianteira, além de um defletor e um aerofólio traseiros modificados para melhorar o aspecto agressivo do modelo da Lamborghini e gerar carga aerodinâmica adicional.
A fibra de carbono é utilizada em todo o Urus. Adorna a tampa do compartimento do motor e a alça do capô. No interior, a fibra de carbono exposta, em acabado brilhante, é o elemento de design dominante. Cobre a guarnição da moldura dos bancos, o seletor do câmbio e outros elementos estéticos.
O exterior também recebe o tratamento de fibra de carbono exposta nas carcaças dos retrovisores, nos para-lamas, nas saias laterais e nas telas de ventilação do capô.
Conta ainda com rodas ABT High-Performance IRL de 23 polegadas. Além disso, o sistema de escape, equipado com quatro tubos de escape de titânio ABT, oferece a banda sonora perfeita para o motor V8 do Scatenato.
Em resumo, o Urus Scatenato é similar ao Audi RS Q8 Signature Edition que a ABT desenvolveu no ano passado. O Q8 compartilha plataforma com o Porsche Cayenne e o Lamborghini Urus, e utiliza uma versão do motor 4.0 V8 biturbo que produz 790 cv. Em termos de desempenho, acelera de 0 a 100 km/h em 3.2 segundos e, com pista suficiente pela frente, alcança os 315 km/h, o que o torna notavelmente mais rápido que o RS Q8 de série.
A ABT Sportsline não forneceu cifras de desempenho para o Urus Scatenato, mas não é absurdo pensar que a versão ‘selvagem’ do Urus se aproximará bastante das do RS Q8 Signature Edition. E se um Urus Performante de série é mais rápido que um Porsche Cayman GTS 4.0 em Hockenheim, imagine o que pode fazer com 144 cv extras.