LAMBORGHINI URUS SERÁ EQUIPADO COM UM MOTOR V8 4.0 BITURBO
A Lamborghini confirmou a utilização do motor V8 4.0 biturbo no Urus, o SUV da marca que será lançado em 2018. Stephan Winkelmann, o CEO da marca italiana, e o responsável de pesquisa e desenvolvimento, Maurizio Reggiani, disseram que o novo modelo contará com o primeiro motor turbo da história da marca. Desta forma, o Urus não utilizará os mesmos motores aspirados V10 e V12 dos esportivos Aventador e Huracán. Winkelmann refere-se a essa mudança como “um passo importantíssimo” para a marca de Sant'Agata Bolognese.
O novo motor permitirá reduzir as emissões de CO2, além de garantir uma boa resposta em baixos regimes, sem comprometer o comportamento esportivo. Reggiani justificou: “em aceleração e em desempenho fora de estrada é muito importante ter um nível elevado de torque”. Para o italiano, “o motor precisa ser leve e potente, com uma capacidade de torque em baixa rotação de maneira a permitir que o carro seja suficientemente elástico em todo o tipo de situação”.
No próximo semestre serão testadas as capacidades do SUV fora de estrada, uma vez que este ano já foi regulada a performance em pista. “Este motor será utilizado apenas pela Lamborghini”, fica a garantia. Esteticamente, a versão final do Urus será uma evolução em relação ao concept (na imagem) apresentado em 2012 no Salão de Pequim, na China. A versão de produção definitiva deverá estrear no Salão de Frankfurt de 2017.
Garantindo que o SUV será um 4x4, Winkelmann não descarta a possibilidade de o Urus surgir com uma versão híbrida plug-in. Nos planos ainda está uma edição especial do Urus, de caráter esportivo e mais luxuoso, um SuperVeloce. O preço final deverá aproximar-se do Aventador, algo por volta dos 400.000 na Europa. A introdução de um terceiro modelo da Lamborghini obrigará a um investimento de centenas de milhões de euros na modernização da fábrica de Sant’Agata Bolognese. O objetivo passa por duplicar as instalações para cerca de 150 mil m2. Os italianos pretendem também contratar 500 novos empregados. Em última análise, a Lamborghini pretende aumentar as suas vendas para 3 mil unidades/ano, o dobro do volume atual.