LAMBORGHINI URUS VENATUS BY MANSORY: SUBINDO A OUTRO NÍVEL
Um dos modelos mais bem-sucedidos fabricados pela Lamborghini não é o Huracán nem o Aventador, mas um completamente diferente em termos de proporções, porém não em essência. Trata-se do Urus, ou seja, o primeiro SUV da marca italiana e um modelo que não passou despercebido por alguns dos mais reputados preparadores, como por exemplo a Mansory.
Sua criação mais singular até hoje sobre a base do Lamborghini Urus chama-se Venatus e foi exibido pela primeira vez no último Salão de Genebra. Naquela ocasião mostrava uma pintura cinza fosco com vários detalhes em laranja, tanto no exterior como no interior, sendo o centro de todos os olhares. No entanto, agora um concessionário na Alemanha conta com um destes exemplares, mas com uma combinação de cores diferente, e o resultado não poderia ter sido mais espetacular.
A primeira coisa que chama a atenção neste modelo é o kit de carroceria que foi preparado pela Mansory, que encaixa perfeitamente com suas linhas e acentua o caráter indômito do Urus. Com uma pintura em preto brilhante que foi adornada com detalhes vermelhos, o SUV se destaca por exibir uma série de elementos inovadores em fibra de carbono, como os para-choques, arcos de roda, carcaças dos retrovisores, saias laterais e o spoiler traseiro, assim como rodas forjadas de 24 polegadas.
Mas sua estética tão sugestiva não estaria completa sem uma das grandes senhas de identidade do projeto Venatus. Para encontrá-la é preciso olhar a traseira do Urus, e não será muito difícil, já que se destaca acima do resto do conjunto. Trata-se de uma linha de escape personalizada que culmina em três saídas, cujo desenho em forma de triângulo lembra o do Apollo Intensa Emozione, um esportivo que supera os 2 milhões de euros.
No entanto, embora pareça o contrário, este projeto de personalização não afetou a mecânica do SUV e o propulsor de fábrica continua sem nenhuma modificação. Na verdade, não é necessário introduzir melhorias em um bloco V8 de 4.0 litros que por si só já entrega 650 cv e um torque máximo de 850 Nm. Imaginamos que o novo sistema de escape deve ter aumentado estes números, embora a Mansory não tenha comentado nada a respeito.