LANCIA GRANTURISMO CONCEPT: ESTE PROTÓTIPO PRETENDIA REINTERPRETAR A IDEIA DAS PERUAS ESPORTIVAS

O museu FCA Heritage HUB, em Turin, é algo assim como uma loja de brinquedos para os entusiastas do automobilismo. Um espaço que reúne alguns dos carros clássicos mais famosos, inovadores e populares na história da Alfa Romeo, Fiat, Lancia e Abarth.
Por exemplo, este Lancia Granturismo Concept de 2002, uma elegante perua desenvolvida pelo Lancia Style Center, faz parte do acervo. O Granturismo exibia linhas limpas e puras, inspiradas nos Lancia dos anos 50 e 60, mas com detalhes modernos: as portas sem maçanetas, as lanternas tremendamente estilizadas e o teto solar panorâmico. Estes eram seus acenos ao século XXI.
Na verdade, com este protótipo, os designers quiseram reinterpretar o Beta HPE de 1975, um modelo muito original, a meio caminho entre um coupe e uma perua, o que hoje chamamos de shooting brake. No entanto, este protótipo era um pouco mais prático, graças às quatro portas que exibia a carroceria e a seus 4.62 metros de comprimento.
Este exercício de estilo tomava como base o chassi de um sedan, o Lancia Thesis, que também emprestava as suspensões com amortecedores adaptativos. Tudo isso para oferecer o máximo conforto possível aos ocupantes.
Embora nunca tenha sido considerada a sua fabricação como veículo de produção em série, parte de seu legado serviu para dar vida a um modelo conhecido por todos. Na verdade, alguns traços dos grupos ópticos e a traseira serviram de inspiração para o Lancia Delta de 2009.