LAND ROVER AMPLIARÁ A LINHA DEFENDER COM UM NOVO MODELO BASEADO NO RANGE ROVER
A linha Defender será ampliada em breve com a chegada de uma versão alongada. O processo de desenvolvimento do novo Land Rover Defender 130 segue adiante e se trata de um exemplo magnífico dos ambiciosos planos que a Land Rover tem para a nova geração do seu incombustível todo-terreno.
Os planos da Land Rover vão muito além da introdução de diferentes versões de carroceria. A empresa está decidida a converter a denominação comercial Defender em uma linha de modelos própria. Prova disso é o projeto que está nos bastidores e que em breve será lançado. Nesse momento, no quartel general da Land Rover estão sendo estudadas as diferentes possibilidades para o desenvolvimento de um novo modelo de luxo que coroe a linha Defender.
Está em consideração uma versão de superluxo baseada na nova geração do Range Rover que nesse momento está em desenvolvimento. Da mesma maneira, está sendo analisada a criação de uma versão pick-up que, neste caso, tomará como ponto de partida o Defender que podemos encontrar atualmente nos concessionários. Infelizmente, e segundo as últimas informações, os planos de vermos uma versão menor baseada no Land Rover Discovery Sport foram cancelados.
As fontes consultadas destacam que a alta cúpula da Jaguar Land Rover acredita que o Defender tem potencial suficiente para converter-se em outra linha de negócio, como ocorreu em sua época com a família Range Rover. Estes novos modelos que passarão a engrossar a linha Defender chegarão no início de 2025 se tudo andar conforme o previsto. Se os planos se concretizarem, o destino do conglomerado automobilístico JLR mudará por completo, já que aumentará o número de modelos que reportarão altas margens de lucro.
Nos últimos anos a Land Rover destinou uma grande quantidade de recursos para fortalecer suas três famílias de modelos: Defender, Range Rover e Discovery. Há muito em jogo com a nova geração do Defender, já que uma expansão bem-sucedida colocará a JLR em uma melhor situação financeira.
O novo Range Rover chegará aos concessionários em 2022 e a nova plataforma MLA chegará com a próxima geração do icônico SUV britânico. Uma arquitetura totalmente nova onde o alumínio será um dos materiais de destaque. Além disso, oferece uma grande compatibilidade com a eletrificação. Esta plataforma irá ganhando protagonismo na linha Land Rover. Da mesma maneira, foi projetada para oferecer uma elevada capacidade todo-terreno.
Um Defender baseado na arquitetura MLA logicamente perderá em grande parte sua essência off-road. No entanto, o plano da Land Rover é suprir essa carência elevando a aposta no luxo, na sofisticação e na exclusividade. Este novo modelo, estará relacionado a nível técnico com o Range Rover de quinta geração. O interior estará acabado e decorado com materiais exclusivos e pouco incomuns. Tudo isso sem perder o vínculo do Defender com a natureza.
Por outra parte, e embora por enquanto não haja muita informação a respeito, recorrer à plataforma MLA abre a porta a um Defender de sete lugares. No entanto, um Defender de luxo com três filas de bancos pode afetar a próxima geração do Land Rover Discovery. Um modelo que viu suas vendas caírem abaixo da barreira das 10.000 unidades durante o primeiro semestre de 2021.
No momento que este novo Defender carregado de luxo estiver pronto para entrar em cena, a oferta mecânica da Land Rover incluirá uma seleção de motores de combustão a gasolina e diesel, assim como versões híbridas (HEV) e híbridas plug-in (PHEV). Agora, antes que aconteça o lançamento, deveremos conhecer o novo Defender 130 que, como assinalamos previamente, está atualmente em desenvolvimento.