LEAPMOTOR C01: O PRIMEIRO ELÉTRICO DO MUNDO BASEADO NA TECNOLOGIA CTC
A tecnologia CTC é uma das chaves do futuro dos carros elétricos. Os fabricantes e fornecedores especializados da indústria automobilística permanecem em busca de soluções inteligentes não só para melhorar a autonomia das baterias, mas também para tornar os carros elétricos mais leves, baixando o seu peso consideravelmente.
Toyota e Tesla são dois dos fabricantes que estão trabalhando nesta tecnologia, mas foram os chineses que avançaram. Isso foi feito por um fabricante até agora pouco conhecido na China com a apresentação de um sedan elétrico de grande desempenho. Trata-se do Leapmotor C01, o primeiro modelo que pode ostentar a avançada tecnologia CTC, siglas de ‘Cell to Chassis’, e já está à venda. Esta técnica permite integrar as células das baterias diretamente no piso da plataforma, o que assegura uma importante redução de peso, já que se elimina a caixa da bateria.
Além disso, permite alojar mais células chegando inclusive até os eixos, além de aumentar a segurança da mesma ao encontrar-se protegida pela própria estrutura. O Leapmotor C01 é um sedan de vanguarda também em design, com uma linha de teto tão suave como aerodinâmica, que proporciona um perfil esportivo com o típico estilo coupe. As maçanetas das portas são integradas na carroceria, dispõe de um grande teto panorâmico que se estende em uma peça a partir do para-brisa até o vidro vigia traseiro, e um amplo espaço interior, fruto de generosas medidas.
O Leapmotor C01 mede 5.050 mm de comprimento, 1.902 mm de largura, 1.509 mm de altura, conta com uma distância entre os eixos de 2.930 mm e um porta-malas que acomoda um volume de 496 litros.
O interior conta com um painel presidido por três sofisticadas telas tácteis no console central e na área do passageiro, equipadas com inteligência artificial e o acesso através da identificação facial. No equipamento não falta nenhum detalhe, somando também um avançado controle por voz, avançados assistentes de segurança à condução ‘Leapmotor Pilot’ e bancos estofados em couro Nappa com aquecimento e ventilação, além de um avançado navegador com mapas em HD capaz de adiantar os ajustes do veículo antes de aproximar-se de subidas e curvas.
Como se isso não bastasse, o C01 aspira ser comercializado no ocidente no segundo semestre de 2022, estreando também o primeiro motor elétrico refrigerado a óleo por demanda. Uma unidade que desenvolve uma potência máxima de 200 kW, equivalentes a 272 cv, embora a marca ofereça uma versão topo de linha com duas unidades e 400 kW, nada menos que 544 cv. As duas estarão equipadas com uma bateria com capacidade de 90 kWh, o que significa que sua autonomia máxima se eleva até os 717 quilômetros, segundo o ciclo NEDC.
Além disso, a marca chinesa incluiu sensores para controlar permanente e individualmente a temperatura, detectando mudanças bruscas nas células em particular. O Leapmotor C01 já se encontra à venda no mercado doméstico local da China. Em princípio podem ser reservadas unidades sem a necessidade de depósito prévio, mas os clientes já conhecem os preços, que são realmente de arrebentar: 180.000 yuans o básico e 270.000 yuans o mais potente. Ao câmbio atual, correspondem a 136.400 e 204.600 reais, respectivamente.