LEXUS TX: O IRMÃO PREMIUM DO TOYOTA HIGHLANDER

Com uma já nutrida linha de modelos SUV composta por veículos como os Lexus UX, NX e RX, a marca premium japonesa pretende continuar abastecendo essa família com novos integrantes. Um dos mais recentes a se somar à linha foi o crossover 100% elétrico Lexus RZ, e que foi seguido pelo Lexus LBX, com outra novidade mais destinada ao mercado dos Estados Unidos cujo tamanho é ainda maior inclusive que o atual Lexus RX. O objetivo não é outro que competir neste clube de modelos de luxo que atualmente é protagonizado por rivais como o BMW X7 e o Mercedes-Benz GLS.
Sob a denominação Lexus TX, foi apresentado o irmão premium do Toyota Highlander, ou seja, aquele que atualmente é o SUV de maior tamanho da Toyota. Desta forma a marca japonesa pretende oferecer um modelo de até 7 lugares que cubra o espaço do extinto Lexus RX L de três filas de bancos, que não teve continuidade com a mudança de geração, com um design mais dinâmico que atraia um público mais jovem.
Assim, o Lexus TX prioriza o desempenho aerodinâmico e isso se nota ao descobrir na parte frontal uma nova ‘grade unificada’. Os designers da marca optaram por unir os grupos ópticos com uma sutil moldura decorativa, enquanto na traseira se destaca uma barra de luz em forma de L estendida na largura. Em função do acabamento, o carro será oferecido em uma das sete cores exteriores disponíveis, com rodas que podem alcançar as 22 polegadas.
No interior, a Lexus oferece uma tela de 12.3 polegadas para um sistema multimídia compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fios e um head-up display. Os clientes podem optar por um sistema de som Mark Levinson opcional de 21 alto-falantes, dispondo de até sete entradas USB e três tomadas de corrente. Para a segunda fila são oferecidos bancos ergonômicos individuais, com um console central extraível, ou um banco rebatível dividido em proporções 60/40. Em relação ao porta-malas, com as duas filas rebatidas consegue oferecer impressionantes 2.746 litros de capacidade.
Baseado sobre a plataforma GA-K da Toyota, este novo modelo recorre à famosa tecnologia híbrida da empresa japonesa. Concretamente, será oferecido com três motorizações diferentes, duas delas eletrificadas, sendo o escalão de acesso à linha um motor de 4 cilindros turbo e 2.4 litros (TX 350) que gera 275 cv de potência e 430 Nm de torque máximo.
Por cima se situará o TX 500h, com seu powertrain híbrido de 2.4 litros que oferece um total de 366 cv e 554 Nm, associado ao acabamento F Sport Performance. A opção de maior desempenho será o TX 550h , apoiado em um sistema híbrido cujo bloco principal é um V6 de 3.5 litros, oferecendo uma potência combinada de 406 cv e uma autonomia em modo puramente elétrico de 55 quilômetros.
Disponível nos acabados Standard, Premium, Luxo e F Sport Performance, o Lexus TX será fabricado na renovada planta de Princeton, Indiana. Como mencionado antes, o fabricante projetou este SUV especificamente para o mercado norte-americano, com as primeiras unidades disponíveis no final deste ano. As versões TX 350 e TX 500h estarão à venta no último trimestre e o TX 550h chegará aos concessionários mais tarde. Espera-se que seu preço parta dos 50.000 dólares.