LONGA VIDA PARA O TOYOTA LAND CRUISER 70: O MÍTICO TODO-TERRENO CONTINUARÁ EM PRODUÇÃO

Os entusiastas de longa data dos crossovers, e em particular do Toyota Land Cruiser, estão com sorte, porque o lendário Toyota Land Cruiser 70 seguirá em produção apesar de estar há quase 40 anos no mercado. Agora, sofrerá algumas modificações para se adequar às atuais normas antipoluição.
Apresentado em 1984, o todo-terreno da Toyota cumprirá o seu 40º aniversário no ano que vem e seguirá à venda, pelo menos por mais alguns anos, segundo revelou Sean Hanley, vice-presidente de Ventas e Marketing da marca japonesa na Austrália.
“Não está em nossos planos de produto a saída da Serie 70”, disse Hanley. Embora seja possível que sofra alguma modificação no trem de propulsão, introduzindo uma mecânica híbrida, que será inédita na indústria automobilística: eletrificar um veículo com quase quatro décadas em suas costas.
O Land Cruiser 70 atual equipa um motor V8 de 4.5 litros e, de acordo com alguns rumores, este bloco poderá ser substituído por outro de 4 cilindros, unido a um motor elétrico. Isso poderia parecer uma heresia, mas Hanley disse que os clientes entenderiam. De qualquer forma, seria um mal menor, já que pior seria o desaparecimento do modelo.
A eletrificação do Land Cruiser 70 encaixaria na estratégia da Toyota em alcançar a neutralidade de carbono em 2040. Enquanto isso, Hanley lembra que a marca japonesa está concentrando seus esforços nos pedidos do Land Cruiser 300 que ainda estão pendentes. O fabricante deixou de aceitar temporariamente novos pedidos na Austrália devido à forte demanda, apesar do incremento do preço em 1.600 dólares, do modelo 2023.