LOTUS APONTA A ALÇA DE MIRA PARA O PORSCHE TAYCAN COM O SEDAN ELÉTRICO TYPE 133

A estreia do novo Lotus Eletre marca o início de uma ambiciosa ofensiva de produto. Além de estarmos diante do primeiro SUV da Lotus, este modelo também pode orgulhar-se de ser o primeiro membro de uma nova família de veículos elétricos de nova geração. Após apresentar o Eletre, a marca britânica já concentra seus esforços para dar vida ao seu próximo grande lançamento. Um sedan 100% elétrico.
Type 133 é o nome temporário pelo qual se conhece este novo sedan elétrico que está destinado a rivalizar, entre outros, com o Porsche Taycan. Um modelo que desempenhará um papel de destaque na nova linha de veículos elétricos da Lotus e que estará pronto para ver a luz em aproximadamente um ano. É o segundo elétrico de ‘estilo de vida’ que será comercializado pela empresa.
O primeiro sedan elétrico de produção em série da Lotus será batizado com um nome que começará pela letra E. O Taycan será a grande referência da Lotus na hora de enfrentar o processo de desenvolvimento. E mais, curiosamente, e apesar de serem conceitos de veículos totalmente diferentes, o modelo da Porsche também foi usado como ponto de referência para dar vida ao mencionado Eletre.
Gavan Kershaw, Diretor da Lotus, destacou recentemente que o desenvolvimento dinâmico do Eletre foi “realmente, avaliar comparativamente a plataforma”, em vez do próprio automóvel, sob a premissa de implementá-la no Type 133 e no futuro Type 134.
Kershaw também deu uma ênfase especial nas tecnologias de suspensão como características que marcam a plataforma: “Controle de balanço ativo, controle de amortecimento contínuo, direção traseira ativa independente com suspensão pneumática e aerodinâmica ativa. Nosso automóvel requer toda essa tecnologia”.
Há muitas incógnitas sobre a configuração do sistema de propulsão que será usado pelo Type 133. No entanto, o sistema utilizado pelo novo Eletre se postula como uma opção realmente válida. Um sistema de propulsão composto por dois motores elétricos, um por eixo, para contar com uma configuração de tração total e um nível de potência de 600 cv. O coração do veículo será uma bateria com mais de 100 kWh para oferecer uma autonomia que superará a barreira dos 600 quilômetros.
Peter Horbury, VP Sênior de Design da Lotus, quis enfatizar que, embora haja diferentes pontos e conexões entre estes novos modelos elétricos, cada um exibirá personalidade própria: “Tem que haver certa continuidade e identidade familiar. As famílias não estão compostas completamente por trigêmeos ou quadrigêmeos. Cada membro pode ter seu próprio caráter”.
Com base nestas declarações podemos esperar um design do Type 133 que, embora compartilhe certos traços com o Eletre, seja diferente em termos gerais.