LOTUS EMIRA GT4: O NOVO CARRO DE CORRIDAS DA MARCA BRITÂNICA

Após um teaser que anunciava um novo carro de competição da Lotus, o fabricante britânico finalmente revelou em seu próprio circuito de Hethel o novo Lotus Emira GT4, focado logicamente na categoria GT4.
Trata-se do primeiro modelo assinado pela recém-anunciada divisão Lotus Advanced Performance, um departamento encarregado das criações mais especiais da casa e modelos de competição. A marca confirmou que a produção do primeiro ano deste novo Emira GT4 já está vendida.
O modelo britânico esconde o conhecido motor de 3.5 litros V6 de origem Toyota, sobrealimentado através de um clássico compressor volumétrico, e que neste caso oferece uma potência máxima de 406 cv a 7.200 rpm.
O motor japonês surge acoplado a uma transmissão sequencial de corridas, assinada pela Xtrac e de 6 velocidades, associada por sua vez a um diferencial autoblocante que distribui a força do propulsor entre as rodas traseiras, exclusivamente.
Em relação à suspensão, o GT4 conta com duplos triângulos em ambos os eixos, com amortecedores Öhlins ajustáveis e barras estabilizadoras dianteiras e traseiras. Além disso, a Lotus equipou rodas de 18 polegadas com pneus Pirelli GT4, um ABS ajustável da Bosch, freios de competição e uma jaula de segurança FIA para o habitáculo.
É claro, o modelo também enfrentou uma severa dieta, graças a painéis de carroceria e componentes de alumínio, conseguindo um peso vazio de 1.300 quilos.
Para a ocasião, a Lotus juntou na sessão fotográfica em Hethel tanto o novo Emira GT4 como um antecessor histórico, em concreto o Lotus Type 30 fabricado em 1965, propulsionado por um motor de 4.7 litros V8 de origem Ford.
Por último, o preço de partida do novo Emira GT4, fabricado artesanalmente no Reino Unido pela Lotus e o RML Group, é de 165.000 libras esterlinas, o que equivale a cerca de 1 milhão de reais ao câmbio de hoje, embora possa variar em função das especificações requeridas pelo cliente.