LOTUS SE DESPEDE DOS ELISE E EXIGE COM A EDIÇÃO ‘FINAL EDITION’

Este ano de 2021 marcará o ponto final em uma época. A Lotus encerrará a produção de dois modelos que foram chave em sua história mais recente. Tanto o Lotus Elise como o Lotus Exige deixarão o mercado após mais de duas décadas de jornada comercial. Com o objetivo de comemorar o papel que ambos os veículos desempenharam, o fabricante britânico apresentou uma interessante edição limitada.
A Lotus viverá a reta final da comercialização do Elise e do Exige com a edição ‘Final Edition’. Uma linha composta por cinco modelos com diversas características comuns. Um equipamento completo de série, um desempenho elevado e um peso realmente leve. Estas características têm sido determinantes na linha desses esportivos, já que têm sido a base sobre a qual foram criadas todo tipo de edições especiais e limitadas.
Das cinco novas versões criadas duas pertencem ao Elise e três ao Exige. Estarão disponíveis com cores únicas para a carroceria, novos adesivos para o exterior, acabamentos específicos para a rodas, novas molduras e os pertinentes emblemas ‘Final Edition’.
Lotus Elise Sport 240 Final Edition
Todos os modelos Elise Final Edition dispõem de instrumentação digital. O volante é de novo desenho e está revestido em couro e Alcantara. Além disso, cada exemplar exibe uma placa identificativa e um estofamento com novos padrões. A carroceria pode ser pintada nas novas cores Azure Blue, Black e Racing Green. A nível mecânico tudo gira em torno de um motor a gasolina de 1.8 litros sobrealimentado e com 4 cilindros.
O novo Elise Sport 240 Final Edition alcança os 243 cv e 244 Nm de torque máximo graças a uma calibração revisada. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.5 segundos e atingir uma velocidade máxima de 237 km/h. Conta com rodas de liga leve forjadas de 16 e 17 polegadas que são meio quilo mais leves que as que equipam o Elise Sport 220. Além disso, estão calçadas com pneus Yokohama V105.
É possível alcançar um maior nível de economia de peso recorrendo à fibra de carbono de maneira intensiva e inclusive instalando uma janela traseira de policarbonato. Se forem configurados todos os opcionais para a redução de peso, ele fica nos 898 kg.
Lotus Elise Cup 250 Final Edition
Um degrau acima se encontra o novo Elise Cup 250 Final Edition. Neste modelo foi dada uma ênfase especial na aerodinâmica assim como na redução do peso. É capaz de produzir uma carga aerodinâmica de 155 quilos ao circular em sua velocidade máxima. Seu motor desenvolve 248 cv e 244 Nm de torque máximo. Pode completar o sprint de 0 a 100 km/h em 4.3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 248 km/h.
Está equipado com novas rodas forjadas M Sport ultraleves de 16 e 17 polegadas. São calçadas com pneus Yokohama A052. Entre seu equipamento se destacam os amortecedores esportivos Bilstein e as barras estabilizadoras ajustáveis.
Lotus Exige Sport 390 Final Edition
Passemos aos modelos Exige Final Edition. Nesse aspecto surge uma linha composta por três veículos. Independentemente da versão escolhida haverá um quadro de instrumentos digital, novo volante e os padrões de costura e molduras de banco. Além disso, há novas cores para a carroceria. São as tonalidades Metallic White e Metallic Orange. Todos são propulsionados por um motor a gasolina V6 de 3.5 litros sobrealimentado que alcança diferentes níveis de potência.
O novo Exige Sport 390 Final Edition substitui o Exige Sport 350. Devido às modificações mecânicas, seu motor alcança os 402 cv e 427 Nm de torque máximo. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 290 km/h. As rodas escolhidas para este modelo são de liga leve forjadas de 17 e 18 polegadas.
Lotus Exige Sport 420 Final Edition
Este modelo conta com uma mecânica que alcança um maior nível de desempenho. O motor entrega uma potência de 426 cv e 427 Nm de torque. Isso lhe permite ser catapultado até os 100 km/h em apenas 3.4 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h. Não é nada mal.
A dotação do Exige Sport 420 Final Edition é interessante. Entre o equipamento padrão surgem barras estabilizadoras Eibach, amortecedores Nitron e rodas de liga leve forjadas de 17 e 18 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Além disso, essas rodas deixam à vista os freios AP Racing com pinças pintadas de vermelho.
Lotus Exige Cup 430 Final Edition
O último, mas não menos importante modelo dessa lista é o novo Exige Cup 430 Final Edition. Estamos diante do Exige topo de linha. É capaz de gerar uma carga aerodinâmica de 171 kg e seu motor produz números escandalosos tendo em conta o peso do veículo. São 436 cv e 440 Nm para um carro que pesa somente 1.110 kg. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3.3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 280 km/h.
Está equipado com um kit de carroceria de fibra de carbono composto por um splitter frontal, painel de acesso frontal, teto, borda do difusor e cápsulas laterais das entradas de ar. Também dispõe de amortecedores Nitron ajustáveis em três vias e barras estabilizadoras Eibach. Os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 calçam as rodas de liga leve forjadas de 17 e 18 polegadas. O sistema de freios leva a assinatura da AP Racing. Por sua parte, o sistema de escape é fabricado em titânio.
Os modelos Final Edition da Lotus já estão à venda
As últimas versões dos Elise e Exige querem deixar um marco entre os entusiastas da marca. É que a Lotus assegura que seus engenheiros se propuseram marcar o auge do desenvolvimento técnico para mostrar mais de duas décadas de ‘excelência em engenharia’. Além disso, por ter uma produção limitada (não foi especificado o número de exemplares), a exclusividade estará praticamente garantida.