ADEUS DEFINITIVO AOS LOTUS ELISE, EXIGE E EVORA: TRÊS LENDAS QUE SE DESPEDEM

Chega ao final uma era para a Lotus. O fabricante britânico encerrou a produção dos Elise, Exige e Evora, três modelos que sustentaram a empresa durante décadas. Segundo revelou a própria marca, as linhas de montagem serão desmontadas e substituídas por “instalações de última geração” para apoiar a produção do Emira.
Está previsto que o novo esportivo entre em produção na próxima primavera europeia. A Lotus tem a intenção de fabricar até 5.000 unidades ao ano com um só turno. Em um comunicado, o diretor geral da Lotus, Matt Windle, quis agradecer aos funcionários e aos clientes da empresa sua ‘paixão, entusiasmo e apoio” durante tantos anos.
E acrescentou que, “enquanto no despedimos dos últimos carros, aguardamos os Emira e Evija na nova fábrica de Hethel e nas instalações de Norwich. Plantas que introduzem maior eficiência e automatização, maior qualidade e flexibilidade. É o próximo emocionante capítulo de nossa estratégia Vision80”.
Com relação aos modelos que se despedem, o primeiro deles foi o Elise, que foi lançado originalmente em 1996. Foi seguido pelo Exige quatro anos mais tarde (2000), enquanto o Evora é relativamente novo e chegou em 2009. Durante os últimos 26 anos, a empresa fabricou um total de 51.738 exemplares dos três.
Isso significa que “representam quase a metade da produção total da Lotus em seus 73 anos de história”. Além disso, a Lotus também produziu 9.715 esportivos adicionais para terceiros como Tesla e GM. Sim, estamos falando do Tesla Roadster original e dos Opel e Daewoo Speedster, assim como o Vauxhall VX220.
No total, foram fabricados 35.124 Lotus Elise, sendo o último exemplar um Sport 240 Final Edition amarelo. Outras 10.497 unidades correspondem ao Exige, cuja última entrega foi um Cup 430 Final Edition na cor verde. A produção do Evora terminou com 6.117 unidades fabricadas, sendo a última um GT430 Sport cinza metalizado escuro.