MAHINDRA APOSTA NO CARRO ELÉTRICO E APRESENTA 5 NOVOS SUV E A SUBMARCA BE

Chegou a hora de a Mahindra colocar sua maquinaria a todo vapor para entrar de cabeça na emergente era da mobilidade elétrica. A Mahindra, um dos principais atores da indústria automobilística indiana, apresentou o seu ambicioso plano estratégico com o qual pretende reduzir a enorme distância que lhe separa da TATA, seu principal concorrente, e apontar sua mira para os mercados internacionais.
A Mahindra realizará uma grande ofensiva de produto. A marca mostrou uma prévia dos novos carros elétricos que estão por chegar (todos SUV), também apresentou a nova submarca BE e, o que é igualmente importante, a tecnologia que utilizarão estes modelos. A nova plataforma INGLO e sua estreita relação com o Grupo Volkswagen será determinante.
A empresa revelou um total de cinco novos carros elétricos. No entanto, não são versões de produção. Trata-se de modelos conceituais que assentam as bases destes futuros lançamentos. Como assinalamos previamente, são veículos tipo SUV e três deles pertencem à nova submarca BE. São os crossovers BE.05, BE.07 e BE.09.
Também foram revelados os novos Mahindra XUV.E8 e XUV.E9. Estes modelos foram desenvolvidos sobre a nova linguagem de design ‘Heartcore’. E mais, aproveitou-se a ocasião para apresentar o novo estúdio de design da Mahindra em Banbury, Oxfordshire (Reino Unido). São instalações que trabalharão conjuntamente com o atual estúdio de design da marca indiana em Mumbai.
O exterior destes novos elétricos deixa claro que são concept cars. Determinadas características e traços assinalam que há um longo caminho a percorrer até as versões de produção. Em relação aos habitáculos, a Mahindra criou ambientes digitais e conectados. A instrumentação digital se combina com múltiplas telas multimídia para manejar o sistema de infotainment. Também foi observado que dispõem de conectividade 5G e um nível 2 de condução autônoma.
Estes novos elétricos serão sustentados pela plataforma INGLO da Mahindra. Essa arquitetura modular está destinada exclusivamente a veículos elétricos a bateria e incorpora componentes procedentes diretamente da plataforma MEB do Grupo Volkswagen. Portanto, os novos carros elétricos da Mahindra terão muito da Volkswagen. Ambas as empresas estabeleceram um acordo de colaboração.
Os componentes do Grupo Volkswagen aos quais a Mahindra teve acesso são: o powertrain, o sistema de bateria e as células da bateria. A mencionada plataforma INGLO é compatível com baterias entre 60 e 80 kWh. Também oferecerá uma capacidade de carga rápida de até 175 kW podendo recuperar 80% da carga em menos de 30 minutos. A autonomia com a bateria de 80 kWh poderá alcançar os 450 quilômetros segundo o ciclo WLTP.
Em relação ao sistema de propulsão elétrico, serão oferecidas versões de tração traseira com um só motor de 170 kW (231 cv) e versões de tração total com dois motores cuja potência total alcançará os 250 kW (340 cv). Em sua configuração mais potente, estes elétricos poderão acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 6 segundos.
As versões de produção dos novos elétricos XUV E08, XUV E09, BE.05, BE.07 e BE.09 verão a luz entre os anos de 2024 e 2026. O primeiro destes modelos estará pronto no final de 2024. O primeiro modelo da submarca BE chegará, se tudo correr conforme o previsto, no final de 2025. Inicialmente serão colocados à venda na Índia. Agora, os planos da Mahindra passam por oferecer estes elétricos em outros mercados.